Foto: divulgação/ Governo do MS
Foto: divulgação/ Governo do MS

MS e governo federal se unem para combater focos de incêndios no estado

Até sábado (25), já tinham sido queimados cerca de 26 mil hectares de vegetação no Pantanal

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Após decretada emergência no Mato Grosso do Sul após focos de queimadas, o governo do estado e os ministérios do Meio Ambiente e da Defesa reforçaram o combate aos incêndios nesse fim de semana. Nessa segunda (27), mais aeronaves vão auxiliar na chamada Operação Pantanal II. 

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e do Ibama atuam no combate aos incêndios desde o surgimento dos primeiros focos. Ao longo da semana, estão previstos, ainda, os reforços de aeronaves da Marinha do Brasil, que vai operar todo o sistema de Campo Grande. 

Foram mobilizados para a ação de combate aos focos de incêndio no Pantanal bombeiros de Corumbá, Jardim, Aquidauana, Maracaju, Ponta Porã e Campo Grande, além de 18 brigadistas do Ibama. Três viaturas para o combate a incêndio foram deslocadas da capital para Corumbá.

Até sábado, os focos de incêndios no Pantanal já tinham destruído cerca de 26 mil hectares de vegetação, o equivalente a 26 mil campos de futebol. Segundo os bombeiros, existem diversos fatores que complicam a atuação das equipes, como falta de acesso por estradas e ausência de pistas próximas para a realização do combate aéreo. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.