MONTES CLAROS (MG): Cidade é considerada prioritária no combate ao Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Muitos municípios mineiros estão com alta infestação de Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e vírus Zika. Por isso, estão sendo considerados pelo Ministério da Saúde como prioritários no combate ao mosquito. Montes Claros é um deles. Até o momento, a cidade registra mil 757 casos suspeitos de dengue. Para ajudar na prevenção e no enfrentamento ao Aedes, mais de 310 agentes comunitários de saúde e de endemias fazem visitas a casas, prédios comerciais e terrenos baldios para eliminar possíveis focos do mosquito nos 200 bairros de Montes Claros. Jairo é morador do Residencial Recanto das Águas e conta como ele ajuda a enfrentar o mosquito.
 
SONORA: Jairo Lima, morador de Montes Claros
 
“É muito importante que cada um dos moradores estar participando. A parte da gente é orientar também o vizinho, da esquerda, da direita, da frente e até mesmo do fundo. A gente pode passar a importância disso aí. Se não for assim, a gente não consegue nunca”.
 
 
REPÓRTER: Todos os 216 mil 725 imóveis de Montes Claros estão sendo visitados pelos agentes.  Mas o trabalho deles só pode ser feito se você, morador deixar esse profissional entrar na sua casa. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembra que a população tem um papel muito importante nessa batalha.
 
 
SONORA: ministro da saúde, Marcelo Castro
 
“Precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito”.
 
 
REPÓRTER: Você pode tirar dúvidas sobre prevenção e combate ao mosquito e também solicitar visita de agentes comunitários em casas fechadas ou terrenos abandonados através do Disque Dengue de Montes Claros. O número de telefone é o 0800 283 3330. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e vírus Zika pelo site do Ministério da Saúde: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.