MONTEIRO (PB): Realizado “dia D” para acabar com o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

Salvar imagem

LOC: Dengue, Zika e Chikungunya continuam preocupando as equipes de saúde de Monteiro. O mosquito que transmite todo eles ainda está presente na cidade, epara acabar com ele é necessário que todo a população colabore. É por isso que a Secretaria Municipal de Saúde convoca os moradores para uma grande ação de combate ao mosquito. Vai ser na sexta-feira, dia dois de dezembro. E você pode ajudar nesse combate de várias maneiras. A Diretora de Vigilância em Saúde de Monteiro, Silvana da Silva, vai te dar algumas dicas.
 
TEC/SONORA: Silvana da Silva, Diretora de Vigilância em Saúde
 
“Se você vir algum foco no seu vizinho, você fala com ele. Se não der para falar, porque às vezes é uma pessoa difícil, comunique a Secretaria de Saúde, a Vigilância do seu município para que eles tomem a providência. Para que mande os alunos passarem lá, parta eliminar esses focos.”

 
LOC
: No “Dia D”, que acontecerá em todo o país sob o comando do Ministério da Saúde, caminhões vão passar pelos bairros mais afetados pelo mosquito recolhendo lixo e pneus velhos. São Vicente e Bela Vista estão na lista. Durante as ações, agentes de combate visitarão casa a casa. A funcionária pública, Ana Torre, de 59 anos, já teve Zika e apoia a vistoria feita pelos agentes.
 
TEC/SONORA: Ana Torres, servidora pública

“Não vai só depender só todo trabalho dos agentes de saúde, não vai só depender dos agentes de endemias, porque isso eu tenho consciência que eles fazem. Mas a população também tem que ajudar. Se a população não ajudar, vai permanecer do mesmo jeito.”

 
LOC: Mas o combate ao mosquito não é coisa apenas para um dia. O recomendado é que pelo menos 15 minutos por semana sejam dedicados para destruir todos os focos encontrados dentro de casa. Em Monteiro, cerca de 80 agentes de endemias e agentes comunitários de saúde estão ensinando a população a se prevenir do inseto. Para denunciar algum foco é só ligar no telefone da Secretaria Municipal de Saúde. O número é: 3315-1569. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.