MONTEIRO (PB): População inova e usa peixes no combate ao Aedes Aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC: O município de Monteiro na Paraíba está se destacando no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A falta de chuva faz com que a maioria dos moradores armazene água em tanques ou reservatórios individuais. Ambiente ideal para o mosquito, por isso é necessário o trabalho diário dos agentes de saúde da cidade. A população chegou a enfrentar um surto de dengue no fim de 2015, quando faltou o larvicida usado nesses tanques de água. Foi então que uma ideia nasceu: a de botar peixes ornamentais  nos reservatórios, como explica o agente de endemias Amauri  Belquior.
SONORA Amauri Belquior
“Observamos vários depósitos que necessitavam de um tratamento mais eficaz e não o larvicida que a gente usa. Bom, observando e vendo um predador natural veio a ideia na cabeça de um agente de endemias que sugeriu que a gente colocasse peixes. E conseguimos através dele alguns peixinhos ornamentais da espécie guppie e foi um sucesso. A população abraçou e graças a Deus a doença hoje está sob controle.”
 LOC: Monteiro conta hoje com 60 agentes comunitários de saúde e mais 22 agentes de endemias, e embora dengue e outras doenças como a zika e a chikungunya estejam controladas é preciso continuar vigilante no combate ao mosquito, como reforça a diretora de vigilância em saúde do município, Silvana Maria da Silva.
SONORA Silvana Maria
“Não adianta os agentes de endemia fazerem o trabalho, fazer o tratamento, destruir focos e no outro dia a população começa a juntar água, não tem cuidado na sua residência. Aí fica praticamente quase que um trabalho perdido”.  
LOC: Para ajudar no combate ao mosquito continue fazendo sua parte e denunciando aquele vizinho ou empresa que não colabora. Basta ligar para a vigilância epidemiológica do município pelo número 3351-1569.
Reportagem, William Nascimento

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.