MINUTO DA SAÚDE: População deve se proteger da Febre Amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A vacina contra a febre amarela é oferecida gratuitamente no Calendário Nacional do SUS a partir dos nove meses de idade. Ela é melhor forma de se proteger da doença. Os sintomas iniciais da febre amarela incluem calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, febre, dores pelo corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.
 
Se você identificar alguns desses sinais, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas. Essas áreas podem incluir visitas a zonas rurais, matas, margens de rios e cachoeiras fora da zona urbana, acampamentos, passeios ecológicos, ou mesmo durante atividades profissionais em ambientes silvestres.
 
O Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, orienta para que não ocorra uma busca desnecessária por vacinas.
 
TEC/SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Eduardo Hage
“Somente as pessoas que residem nas áreas de risco, que estão disponibilizadas no nosso site e nos meios de comunicação, ou que vão viajar para essas áreas de risco, devem ser vacinadas. E aquelas que vão viajar, a vacinação deve ser feita com 10 dias de antecedência”.
 
LOC: A lista completa das regiões endêmicas do interior do Brasil pode ser confirmada no portal do ministério da Saúde: saude.gov.br

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.