MINUTO DA SAÚDE: Ministério da Saúde oferece curso online para profissionais da saúde detectarem a Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE
 
LOC: Doença que afetou mais de 66 mil brasileiros em 2016, a Tuberculose pode causar transtornos para a saúde de quem está doente. Para obter diagnóstico e tratamento, o paciente precisa procurar uma unidade de saúde e conversar com os profissionais da área para identificar os sintomas da patologia.
Foi pensando nisso que o Ministério da Saúde distribuiu materiais de apoio para os profissionais da área da saúde seguirem o protocolo adequado no momento do diagnóstico da doença.
De acordo com Denise Arakaki, Coordenadora do Programa Nacional de Controle a Tuberculose do Ministério da Saúde, existem formas desses profissionais se inteirarem sobre o tema.
 
TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle a Tuberculose do Ministério da Saúde.
 
“A gente tem um guia de vigilância em saúde com um capítulo específico para tuberculose: “O que nós devemos fazer para controlar a tuberculose?”. Além disso, temos um manual de recomendações para o controle da tuberculose, que fala sobre diagnósticos, tratamentos, ações programáticas, recomendações sobre pesquisas, sociedade civil, etc. Temos também dois cursos pela internet, feitos pela Universidade Aberta do SUS. Um que é tuberculose para atenção básica e o outro curso sobre infecção tuberculose e HIV.”
 
LOC: O Ministério da Saúde ainda disponibiliza um e-book gratuito para acesso à informação sobre a Tuberculose. Profissionais com interesse no material, podem acessar saude.gov.br.  Ministério da Saúde, Governo Federal.
  

 

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

Receba nossos conteúdos em primeira mão.