Data de publicação: 13 de Abril de 2017, 00:28h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC: O mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya gosta de água parada para colocar seus ovos. Para impedir a formação das larvas é muito importante manter todo e qualquer recipiente, desde um vaso de flor até a piscina, sempre limpo. Para isso, alguns usam água sanitária para combater o mosquito. Mas será que isso realmente funciona? O pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz e especialista no mosquito, Ademir Martins, esclarece as dúvidas.
TEC/SONORA: Ademir Martins, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz especialista no mosquito transmissor.
“A água sanitária, de fato, mata as larvas do mosquito. A questão é: onde usar água sanitária, com qual frequência, qual tipo de água sanitária, qual a concentração. A gente nunca sabe exatamente qual é o certo. Então, o melhor é a gente evitar que a água se acumule para que a gente não precise usar água sanitária ou qualquer outra coisa. Se for o caso de piscina, de fonte, alguma coisa que, de fato, precise ter água e ficar aberto, pois não tem jeito de telar ou proteger, a água sanitária pode até ajudar. Principalmente a água sanitária pode ser boa para a gente lavar os pratinhos, aqueles utensílios que acumulam água, esfregando com uma esponjinha pra poder eliminar os ovos. Mas não é tão garantido assim que a água sanitária vai funcionar. A gente nunca sabe a concentração da água sanitária e a frequência que estamos usando naqueles potinhos. Então, em primeiro lugar, sempre evitar o acúmulo de água parada.”
LOC: Para mais informações sobre Dengue, Zika e Chikungunya e os métodos de prevenção acesse saude.gov.br/combateaedes.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev