MINAS GERAIS: Neste ano, Estado confirma cerca de dois mil casos de doenças transmitidas pelo Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O número de doenças relacionadas ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus Zika é de cerca de dois mil casos confirmados em Minas Gerais. Neste ano, foram notificados mais de 318 mil casos suspeitos de dengue e 50 mortes pela doença. Sobre a febre chikungunya, 18 casos foram confirmados. Em relação ao vírus Zika, já são mil e 500 casos  confirmados e 168 casos em gestantes. Reservatórios e objetos capazes de acumular água podem ser criadouros do Aedes. Por isso, a visita dos agentes comunitários é importante para ajudar a combater os focos do mosquito, como explica a coordenadora da Sala Nacional de Enfrentamento da Dengue, Marta Damasco.
 
SONORA: coordenadora da Sala Nacional de Enfrentamento da Dengue, Marta Damasco
 
“A importância é vital, porque os agentes vão nos auxiliar a promover algumas medidas que às vezes são bastante simples. Uma tampa de garrafa de refrigerante, um plástico que está enrugado, que forma uma poçinha, se ela estiver com água, ela pode ser um criadouro de mosquito. Então, a presença do agente deve ser bem-vinda.”
 
REPÓRTER: Em Minas Gerais, mais de sete milhões de imóveis estão sendo vistoriados nos 853 municípios do estado, para alertar a população sobre os riscos que o Aedes pode trazer para a saúde. A maneira mais eficaz para evitar doenças como dengue, chikungunya e Zika é evitar que o mosquito se reproduza. A recomendação é do diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
“A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, o vírus que causa a dengue, que causa a chikungunya e que causa zika, é evitando que o mosquito nasça, evitando a proliferação dos mosquitos. O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”
 
REPÓRTER: Em caso de dúvida sobre prevenção e combate ao Aedes, procure a Secretaria de Saúde da sua cidade. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e vírus Zika também na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br
 
 
Reportagem, Karina Chagas

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.