MINAS GERAIS (MG): Zika vírus continua preocupando gestantes do estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O Zika é um vírus que continua preocupando o dia a dia das grávidas de todo o Brasil. Em Minas Gerais, segundo a secretaria estadual de Saúde, foram notificados, somente neste ano, mais de 15 mil casos suspeitos de Zika. A doença que é transmitida pelo mesmo mosquito causador da Dengue e da Chikungunya, pode causar microcefalia em bebes se a mãe for infectada enquanto estiver grávida.
De acordo com o boletim epidemiológico do estado, o Zika foi confirmado em mais de mil gestantes mineiras e a microcefalia foi observada em 220 recém-nascidos. Quatro desses casos foram associados ao vírus, 12 tiveram esse vínculo descartado e outros 137 permanecem em investigação.
O subsecretario de vigilância e proteção a saúde de Minas Gerais, Rodrigo Sérgio, informa em quais regiões do estado a doença tem gerado mais preocupação.

TEC/SONORA:
Rodrigo Sérgio, Subsecretario de vigilância e proteção a saúde de Minas Gerais
“A gente tem algumas regiões prioritárias da circulação do Zika em gestantes em Minas Gerais. Uma delas é na região de Sete Lagoas como um todo. Então, a gente teve maior circulação nessa região, no norte de Minas, próximo a Montes Claros, na região metropolitana de Belo Horizonte e no Vale do Aço. Essas regiões como um todo são as áreas prioritárias da circulação.”

LOC:
Com o objetivo de combater a infestação do mosquito transmissor do Zika, da Dengue e da Chikungunya, o governo de Minas lançou uma campanha em rádios de todo o estado e ainda em jornais impressos visando impedir reprodução do mosquito, por meio da ação da ação direta do cidadão. A campanha pede para que a população dobre os cuidados com vasos de plantas, pneus, garrafas e vasilhames em geral, já que esses recipientes, com acumulo de água parada, são os ideiais para a proliferação do mosquito. Se você quer saber mais sobre como enfrentar esse mosquito, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.