MINAS GERAIS: Estado tenta evitar que pacientes com Tuberculose abandonem o tratamento

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O Ministério da Saúde tem se mobilizado para atingir a meta do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, compromisso firmado com a Organização Mundial da Saúde para erradicar 90% dos casos de Tuberculose no país até 2035. Minas Gerais é um dos centros da ação. Em 2016, 3.317 pessoas contraíram a Tuberculose no estado, um dos maiores índices do país. A Secretaria de Saúde está atenta e vem tomando medidas em combate à doença, como relata a Coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Maíra Veloso.

 

TEC/SONORA:Maíra Veloso, Coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose.

 “O Programa Estadual de Controle da Tuberculose vem intensificando nos últimos anos as ações relacionadas ao controle da doença. A gente realizou várias capacitações, visitas de monitoramento e avaliação às regionais e aos municípios que tem os maiores números de casos, além de desenvolver ações, comunicação e mobilização social. O desconhecimento é um desafio para nós do programa, para que a sociedade nos ajude também no controle dessa doença.”

 

LOC:Outro desafio é o grande número de pacientes que abandonam o tratamento antes dos seis meses necessários para estarem completamente curados. Esses casos podem desenvolver o bacilo multirresistente. E o tratamento pode chegar a dois anos, O risco de óbito aumenta. Quando os sintomas começam a desaparecer, eles acreditam que estão curados e param com a medicação e o acompanhamento médico. Maíra explica que o doente precisa receber muito apoio para enfrentar a Tuberculose até o fim.

 

TEC/Sonora:Maíra Veloso, Coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose.

 “A Tuberculose tem cura. É importante frisar que o tratamento é gratuitoe disponível em toda a rede SUS. Para que o resultado do tratamento seja favorável, é importante que o paciente tome o medicamento com regularidade, todos os dias e por no mínimo seis meses. Essa questão do abandono é uma situação grave e que pode levar o paciente à morte, além, também, de manter a transmissão dessa doença nas comunidades.”

 

LOC: Quem estiver com tosse por mais de três semanas deve procurar uma unidade de saúde. Outros sintomas são febre ao fim do dia, falta de apetite e perda de peso. Após 15 dias de tratamento o paciente deixa de ser transmissor da Tuberculose e pode retomar o convívio normal com outras pessoas. No entanto, há ainda quem acredite que seja necessário separar pratos e talheres ou isolar o paciente em um quarto. O pneumologista do Hospital Júlia Kubitschek, Edinei Guimarães, acredita que o apoio da família pode modificar esse cenário de desconhecimento e preconceitos.

 

TEC/Sonora:Edinei Guimarães, pneumologista do Hospital Júlia Kubitschek.

“A participação e o entendimento da família sobre como que transmite, como se pega, como se trata é importantíssimo. E principalmente nesse momento aí do paciente levar adiante esse tratamento, que é de seis meses.É um tratamento demorado, mas que não pode parar no meio do caminho. Então, o envolvimento dos familiares é quando a gente consegue maior sucesso. É quando tem a família de apoio. Ou a esposa ou o marido ou os filhos. Ou, às vezes, o pai e a mãe, quando a pessoa é jovem e por aí vai. É essencial.”

 

 

LOC: Fique atento aos sintomas. Tuberculose tem cura. Para mais informações, acesse saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.