MATA VERDE (MG): Meninas de 9 a 11 anos devem tomar segunda dose da vacina contra HPV no município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC: O município de Mata Verde tem um grande desafio até o fim deste ano: vacinar todas as meninas com idades entre 9 e 13 anos contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV.A infecção pelo vírus é a principal causa do câncer de colo do útero – doença que mata mais de cinco mil mulheres no Pais por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer, Inca. Na cidade de Mata Verde, durante a primeira etapa da campanha, no começo deste ano, apenas quatro por cento das jovens desta faixa-etária foram vacinadas. Esse número coloca a cidade entre as localidades brasileiras que apresentam os números mais baixos em relação à meta de vacinação contra o HPV estabelecida pelo Ministério, que é de vacinar 80% dessas jovens. Rafaela Teixeira, a Coordenadora da Sala de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Mata Verde, explica quais estratégias estão sendo adotadas para melhorar a cobertura vacinal na cidade.
 
TEC:  Rafaela Teixeira, Coordenadora da Sala de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Mata Verde
 
“Normalmente, as estratégias que a gente usa é fazer a vacinação nos colégios e também na unidade de saúde. Às vezes, a gente usa o carro de som, o rádio, pra informar às pessoas a importância de se estar fazendo a vacinação.”
 
LOC: Em Mata Verde, as quatro Unidades Básicas de Saúde do SUS disponibilizam as doses da vacina contra o vírus HPV. A Unidade Básica de Saúde Mata Verde que fica no centro da cidade, na Rua Tiradentes, é uma boa opção para aqueles pais ou responsáveis que ainda não levaram suas filhas para tomar a vacina. Outra opção é perguntar nas escolas sobre as datas que as vacinas devem começar a ser aplicadas.  É importante lembrar que existem mais de 100 tipos de vírus HPV e vacina que o Ministério da Saúde oferece combate os quatro tipos mais perigosos à saúde da mulher. Rafaela Teixeira explica que a vacinação é uma forma de reduzir os índices de câncer de colo do útero.
 
TEC:  Rafaela Teixeira, Coordenadora da Sala de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Mata Verde
 
“Na verdade, a vacina HPV entra como a forma mais eficaz de se evitar o câncer do colo do útero, que a gente sabe que é o terceiro que mais mata na atualidade. Se a gente faz a vacina nessas crianças, inicialmente a gente evita essa forma de contágio que vive envolvendo câncer e até a mortalidade. Então a tendência é pra no futuro a gente reduzir esses índices de mortalidade.
 
LOC:  A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A vacina foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. Se você é mãe, pai ou responsável por menina nesta idade, leve-a a uma Unidade de Saúde e leve junto o cartão de vacinação. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próximo de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).
 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.