MARACAJU (MS): Maracaju continua com 11 por cento da vacina contra HPV aplicada. Meninas de 11 a 13 anos precisam ser imunizadas

Adolescentes de 11 a 13 anos precisam tomar segunda dose da vacina que previne câncer no colo do útero 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O ministério da Saúde está imunizando em todo país cerca de cinco milhões de meninas de 11 a 13 anos contra o HPV, vírus causador do câncer do colo do útero. Cada município precisa fazer sua parte. Aqui em Maracaju, apenas 11 por cento das adolescentes foram vacinadas. O objetivo do ministério é alcançar no mínimo, 75 por cento das jovens. O vírus HPV pode ser transmitido através da relação sexual, e em casos raros, pelo simples aperto de mão, ou pelo vaso sanitário. O secretario de ciência tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, garante que a vacina protege as meninas sem prejudicar a saúde.
 
SONORA: secretario de ciência tecnologia e insumos estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Essa vacina, ela é altamente eficaz na prevenção do HPV e se considera hoje como sendo a principal arma que nós temos em saúde pública para evitar que esse vírus, o HPV, se dissemine e transforme em meninas infectadas pelo vírus e que mais tarde como mulheres já vão ter o câncer no colo do útero.”
 
REPÓRTER: A prevenção contra o HPV também deve ser feita pela mulher adulta através do exame papanicolau. O ginecologista, Olímpio Ferreira de Almeida, do Instituto Nacional do Câncer, ressalta que por falta de informação sobre o risco do HPV, muitos pais estão proibindo que as filhas tomem a segunda dose da vacina. Ele tranquiliza as famílias aqui de Maracaju.
 
SONORA: Médico, Olímpio Ferreira de Almeida
 
“A vacina, ela não tem problema, não faz mal. Os efeitos que ela tem são mais de fundo emocional. Às vezes tem pacientes que só o fato de aparecer sangue, ela desmaia. Esses efeitos que saem às vezes na imprensa, que poderiam ser associados à vacina, não existem. A vacina não dá efeitos colaterais. O máximo que ela dá é dor local ou alguma vermelhidão local. E isso aí, todas as vacinas podem produzir esses efeitos.”
 
REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o HPV está disponível no posto de saúde Nestor Muzir, na Rua Vacarias, no centro de Maracaju. As adolescentes devem levar o cartão de vacina ou um documento de identidade.
 
Reportagem, Rodrigo Santos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.