MANACAPURU (AM): Informação é a principal arma do município para combater a Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Manacapuru, município da Região Metropolitana de Manaus, registrou 59 novos casos de Tuberculose no ano passado, atrás apenas da capital Manaus. O Ministério da Saúde estima que 18% das pessoas com a doença que residem na cidade abandonaram o tratamento em 2015. O produtor de fibras Franciney Araújo, de 30 anos, foi um dos moradores infectados pela doença. Ele conta que no início ficou bastante assustado com o diagnóstico, principalmente por ter duas filhas pequenas em casa. Mas, depois de receber informações dos profissionais de saúde, fez o tratamento completo e se curou. Hoje, ele tem outra visão da doença.

 

TEC/SONORA: Franciney Araújo, produtor de fibras.

 “Mudou porque várias pessoas têm preconceito, a gente chega perto, as pessoas quando descobrem que a pessoa está com aquilo, fica com medo, com certo receio. Eu senti assim que tinha um pouco de preconceito com a doença que eu estava. A minha mãe, meus irmãos disseram ‘não, você não vai ter que usar máscara, ter que ficar isolado não, você vai comer o mesmo prato que a gente come, vai usar da mesma vasilha’. Dos meus parentes, eu fiquei despreocupado.”

 

LOC: A coordenadora do Programa Municipal de Tuberculose, Lidejane Brito, reforça que a informação é a principal forma de combater o preconceito que cerca a doença.

 

TEC/SONORA: Lidejane Brito, coordenadora do Programa Municipal de Tuberculose.

 “Nós realizamos a campanha mundial contra a Tuberculose. Nós levamos as unidades básicas de saúde em palestras, aos centros de convivência do idoso, nas escolas também. A equipe da estratégia de saúde da família também esteve nas escolas divulgando sobre a Tuberculose, nas ações de saúde onde existem finais de semana dos feirantes, das comunidades, na zona rural em si. Então, essa informação tem chegado a esta localidade.”

 

LOC: O Franciney é um exemplo a ser seguido e, assim como ele, você também pode superar a Tuberculose. A doença tem cura. O tratamento é oferecido gratuitamente pela rede pública de saúde. A informação e o apoio de familiares e amigos são fundamentais para o sucesso do tratamento. Para mais informações, acesse saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.