MAMBORÊ (PR): Chegada do verão faz intensificar ações contra mosquito da Dengue

...

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Mamborê teve mais de quatrocentos casos notificados de Dengue só neste ano. No segundo semestre, o número de pessoas infectadas diminuiu. Mas não se engane, o mosquito só está esperando a melhor oportunidade para colocar os ovos junto a qualquer água parada. O combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya não pode parar. Até porque o Verão está próximo, trazendo todas as condições para ele se multiplicar.  As ações dos agentes de saúde e de endemias já estão começando a se intensificar. Cristian Jacinto é um desses profissionais que passam nas casas e prédios, dando as melhores orientações sobre como combater o mosquito. As ações desenvolvidas pelos agentes trazem um retorno muito positivo para a comunidade, sobretudo na conscientização dos mais jovens, segundo Cristian.

TEC/SONORA: Cristian Jacinto, agente de endemias

“Já trabalhamosassim desde o inverno. Fazendo a parte educacional nas escolas, fizemos a paralisação do dia D, fizemos um passeio ciclístico até envolvendo as crianças. Fazendo as crianças a se interessarem pelo assunto, saberem que a Dengue é perigosa, que têm que cuidar. Às vezes, começando com essa nova geração, para acabar reeducando a geração mais antiga, no caso, os pais. Mas o nosso serviço, estamos começando a agora a intensificá-lo.”


LOC: É muito importante que a população esteja engajada nessa causa junto com o poder público. Um ajuda o outro e a comunidade fica livre das doenças. A Coordenadora do Setor de Endemias do município, Sidneia Zancanaro, chama para a mobilização contra os criadouros do mosquito.

TEC/SONORA: Sidneia Zancanaro, Coordenadora do Setor de Endemias.

“Para que as pessoas tenham consciência que se mobilize na limpeza. De olhar, verificar, receber bem os agentes de endemias, que fazem um trabalho árduo, nesta época, principalmente. E que não custa, eu acho que evitando e cuidando, você vai evitar contrair uma doença que pode até levar à morte. Está aí, o Zika, vírus relacionado à microcefalia. E tem a Chikungunya,pode debilitar a pessoa por anos.”


LOC: Não vamos nos acomodar. Mamborê está próxima de regiões de alerta para Dengue, segundo Levantamento do Ministério da Saúde. Observe constantemente os ambientes que você costuma conviver e elimine toda água parada. Converse com os seus vizinhos, pois o perigo pode estar ao lado e ele nem saber. Saiba mais no site saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.