MAIS MÉDICOS: Proposta em tramitação no Senado Federal pode inviabilizar Programa

Nesta quinta-feira, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve com o presidente do Senado, Renan Calheiros. Durante o encontro, o ministro Arthur Chioro mostrou que está preocupado com o projeto apresentado pela liderança do PSDB que inviabiliza o Programa Mais Médicos.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Nesta quinta-feira, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve com o presidente do Senado, Renan Calheiros. Durante o encontro, o ministro Arthur Chioro mostrou que está preocupado com o projeto apresentado pela liderança do PSDB que inviabiliza o Programa Mais Médicos. Isso porque ainda este ano, o programa deve garantir atendimento médico para 63 milhões de brasileiros. Por isso, o ministro Arthur Chioro faz um alerta para os riscos do fim da estratégia que garante atendimento em saúde para mais de quatro mil municípios do país.
 
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro
 
“Nós teremos uma importante interrupção prejudicando as prefeituras de todo o país. Inclusive, 447 prefeituras que são administradas por prefeitos do PSDB. Do partido desses dois senadores que propõem este projeto. Ou seja, 65% das prefeituras administradas pelo partido dos senadores fazem parte do programa Mais Médicos. É inaceitável que depois de tantas dificuldades, nós tenhamos conseguido atender 63 milhões de brasileiros que antes não tinham o direito ao atendimento básico, com uma equipe da saúde da família completa. E agora, uma medida como essa, venha colocar em risco este programa que vem mudando a realidade da saúde no Brasil. Em particular nas regiões mais carentes, no semiárido, na periferia das grandes cidades, no sertão nordestino, na região amazônica, naqueles lugares como as aldeias indígenas, quilombolas, nos assentamentos rurais que sempre foram privados da possibilidade de contar com médicos para atender a nossa população”.
 
REPÓRTER: O projeto que inviabiliza o programa Mais Médicos foi apresentado na última segunda-feira no Senado Federal pelo líder do PSDB, senador Cassio Cunha Lima e pelo vice líder senador Aloysio Nunes também do partido tucano. O objetivo do projeto é invalidar o termo de cooperação firmado pelo Ministério da Saúde com a OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde, que garante a participação de médicos cubanos no Mais Médicos. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembra que a OPAS, braço da Organização Mundial da Saúde das Nações Unidas nas Américas, tem reconhecimento internacional pelos seus mais de 110 anos de atuação, com expertise em atenção básica. Segundo o ministro, a participação dos médicos cubanos é voluntária e o acordo firmado com o Ministério da Saúde do Brasil cumpre todas as regras estabelecidas para este tipo de cooperação, não havendo qualquer irregularidade.
 
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro
 
“Hoje são mais de 11 mil e quatrocentos médicos cubanos, atendendo em mais de 3.700 municípios. E a participação desses médicos no programa Mais Médicos, ela depende deste convênio, deste acordo que o governo brasileiro estabeleceu com a Organização Pan Americana de Saúde, braço da Organização Mundial da Saúde fundamentada na Lei que o Congresso Nacional aprovou em 2013, criando o programa.”
 
REPÓRTER: A avaliação do programa Mais Médicos por parte da população é alta. Uma pesquisa realizada pela UFMG, a pedido do Ministério da Saúde, mostra que cerca de 95% das pessoas que já foram atendidas pelos profissionais do programa disseram estar satisfeitos com a atuação dos médicos e deu notas acima de 8 para a atuação dos profissionais. O projeto que inviabiliza o programa Mais Médicos está em tramitação na Comissão de Constituição de Justiça do Senado. Para saber mais, acesse o site do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br
 
Reportagem, Débora Rocha 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.