MACEIÓ (AL): População pode denunciar focos do mosquito da Dengue por meio de aplicativo de celular

O Juntos pela Saúde está disponível para Android, iOS e Windows Phone

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Por meio de um aplicativo de celular, a população de Maceió pode denunciar criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A denúncia será encaminhada à equipe que combate a focos do mosquito na cidade. Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo no smartphone. O “Juntos Pela Saúde”, como é chamado o aplicativo, facilita o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, no combate ao mosquito transmissor. E, a Coordenadora de Controle de Vetores, Carmem Samico, explica o por quê.

TEC/SONORA: Carmem Samico, Coordenadora de Controle de Vetores

“Nós temos uma precisão no momento da resolução do problema. Então, esse aplicativo traz essa facilidade para resolvermos de forma mais rápida e efetiva, os problemas que a população identifica. Porque muitas vezes não temos o nosso olhar ali próximo. Mas podemos ter esse olhar através desse aplicativo, com a população nos ajudando, nos auxiliando, sendo vigilante da saúde junto conosco.”

LOC: As denúncias feitas pelo aplicativo podem ajudar Maceió a se livrar do mosquito e das doenças que ele transmite. A professora, Maria das Graças, de 53 anos, mora no bairro Tabuleiro dos Martins e teve Chikungunya. Ela conta que sofreu muito com a doença.

TEC/SONORA: Maria das Graças, moradora de Tabuleiro dos Martins

“Foram quatro dias seguidos sem conseguir fazer nada. Fica tudo inchado, dormente, você não consegue pegar em nada, sem força na mão, não consegue dobrar o joelho. Ainda hoje estou com uma dor horrível no joelho e no braço também. Horrível, horrível, é uma sensação horrível.”

LOC: O Juntos pela Saúde está disponível para Android, iOS e Windows Phone. É muito fácil baixá-lo no seu celular. Clique no ícone Play Store e pesquise pelo nome do aplicativo. Quando encontrar é só escolher a opção Baixar. Pelo aplicativo você pode fazer as denúncias por meio de fotos, vídeos, textos ou mensagens de voz. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.