MACAPÁ (AP): Município está em situação de alerta para Zica, Dengue e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: Apenas neste ano, Macapá notificou 131 casos de Dengue, sendo que 39 foram confirmados. No que se refere à Chikungunya, foram 81 casos, embora tenham sido confirmados apenas três. Além disso, o município registrou 15 casos notificados de Zika, porém nove foram descartados. De acordo com o ultimo levantamento feito, o índice de infestação do mosquito transmissor da doença foi de 2,3%, número acima do que é permitido, que é de 1%. Ou seja, o município está em situação de alerta e se a população não fizer a sua parte, pode haver um surto de Dengue, Zika e Chukungunya na cidade. O governador do Amapá, Waldez Góes, faz o apelo para que toda a população do Estado continue fazendo a sua parte.


TEC/SONORA: Waldez Góes, governador do Estado do Amapá.
“É tarefa de todos, sem distinção, de Oiapoque ao Jari, a mobilização de combate ao mosquito. Se cada um de nós, cidadãos, junto com os nossos filhos, com as nossas esposas, com nossos amigos, cuidarmos do ambiente que convivemos no dia a dia, nós controlamos o mosquito em todo o Brasil, e aqui, sobretudo, no meu torrão amapaense.”

LOC: Bom, todo mundo já conhece o que fazer para eliminar os focos do mosquito e agora, o que deve ser feito, é continuar tomando medidas de prevenção e permitir que o agente de endemias entre na sua casa para fazer a vistoria. Dos 180 mil imóveis, que ficam distribuídos nos 68 bairros do município, 40 mil ainda não foram visitados. O motivo envolve a recusa dos moradores, o fato de muitos terrenos serem baldios, ou no dia da visita dos profissionais de saúde a casa estar fechada, sem ninguém para atendê-los. O coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Kilder Vidal, afirma que a população é um dos principais atores nesta luta contra o mosquito e orienta os moradores sobre o que deve ser feito para auxiliar no combate.

TEC/SONORA: Kilder Vidal, coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue.
“O morador é o responsável pelo seu imóvel. Então a gente pede para que não deixe o mosquito nascer. De que forma? Limpando os quintais, acondicionando bem o lixo e armazenando bem a água de forma apropriada. Então são cuidados básicos. É higiene pessoal e educação em saúde em primeiro lugar. Juntos a gente consegue ser mais forte que o mosquito!”

LOC: A administradora Susana Souto da Silva, de 34 anos, que mora perto do Macapá Shopping, no Centro, teve Zika e disse que sabe onde ela foi infectada pelo mosquito.

TEC/SONORA: Susana Souto da Silva, 34 anos, administradora.
“Eu tenho certeza que foi na minha casa! Porque tem uma casa nos fundos da minha que é uma casa que está para alugar há muito tempo. Tem muito lixo no quintal e eu até tinha feito uma denúncia para que fossem lá, porque a minha mãe teve, inclusive no ano anterior, dengue hemorrágica. Eles foram, fizeram a fiscalização, só que ainda assim, eu tive Zika.”

LOC: Para se ter uma ideia, apenas no ano passado, o Brasil registrou mais de 210 mil casos de Zika. A Susana Souto da Silva nos dá mais detalhes do que ela sentiu ao contrair a doença.

TEC/SONORA: Susana Souto da Silva, 34 anos, administradora.
“Eu comecei com um mal-estar, dor de cabeça, começaram a surgir algumas manchas no meu corpo... Começou no rosto, no colo e depois elas foram baixando para outros membros. Coçava um pouco, mas o que eu sentia na verdade, era que esquentava, como se eu tivesse uma febre interna. E eu sentia muita dificuldade de fechar as mãos, porque eu sentia como se tivesse criado umas bolhas. Eu não conseguia movimentar direito as mãos. Eu tinha muita dificuldade.”

LOC: Se o agente ainda não foi na sua casa, você pode agendar a visita pelo Disk Mosquito. O número é 99121-1641. Vou repetir o número: 99121-1641. Não se esqueça que você também pode ajudar! Cuidados simples e de rotina podem salvar vidas. Afinal, sem o mosquito não há ameaça. Anote o número do disk-mosquito – 99121-1641. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate à Dengue, Zika e Chikungunya, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal.

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.