LER: Saiba como evitar lesão por esforço repetitivo

A LER é toda e qualquer lesão causada por movimentos repetitivos como digitação e má postura. Abrange um grupo de doenças que atinge, principalmente, os músculos, nervos e tendões, provocando irritações e inflamações

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 02min45seg

REPÓRTER: A LER, Lesão por Esforço Repetitivo, como o próprio nome já diz,  é toda e qualquer lesão causada por movimentos repetitivos como digitação e má postura. Abrange um grupo de doenças que atinge, principalmente, os músculos, nervos e tendões, provocando irritações e inflamações. A LER é um problema de saúde que está muito relacionado ao trabalho. O operador de telemarketing, o bancário, a secretária e o auxiliar de escritório são algumas das profissões que mais apresentam esse tipo de lesão. A administradora, Carla Rodrigues, por exemplo, conta que há 13 anos convive com o problema que adquiriu quando trabalhava num setor financeiro:

SONORA: administradora – Carla Rodrigues

“Eu trabalhava muito carimbando cheque, era malote, contagem de bastante dinheiro, escrevendo, digitando e o principal era o que foi detectado pela Justiça do Trabalho é que foi a ergonomia da empresa, questão de mesa, de cadeiras adequadas que não havia na empresa, na época. Chegou ao ponto de ter que levar pra justiça e resolveram modificar todo o layout da empresa e outros funcionários já estavam sentindo também e aí, depois da modificação, pra muitos funcionários melhorou.”    

REPÓRTER: O ortopedista do Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Eduardo Branco, explica como surge a LER e o que fazer para evitar o problema:

SONORA: ortopedista do Into – Eduardo Branco

“Durante o movimento, o músculo vai consumindo oxigênio e nutriente e vai liberando substâncias que são danosas, então a circulação está sempre removendo essas substâncias também. Essas lesões por esforço repetitivo acontecem porque você não tem uma pausa de repouso adequada pra circulação tirar essas substâncias que são danosas do musculo e do tendão e elas vão se acumulando e vão causando as doenças. O ideal é quem faz um esforço muito repetitivo que não tem como evitar, que ela tenha uma pausa de pelo menos dez minutos a cada 50 minutos de atividade consecutiva.” 

REPÓRTER: Além da pausa, o ortopedista do Into, Eduardo Branco, orienta ainda sobre os cuidados que a pessoa deve ter no dia a dia para evitar danos aos tendões e aos músculos causados tanto pela sobrecarga quanto pelo estresse no trabalho:

SONORA: ortopedista do Into – Eduardo Branco

“Atividades de alongamento, tem empresas que têm programa de ginástica laboral. Tem que tomar cuidado com a altura da mesa, quem trabalha com computador, a altura do teclado em relação ao tronco, o monitor tem que está na altura dos seus olhos porque isso tudo na verdade, se não tiver adequado a sua altura, isso vai gerar lesão. A outra situação que também está associada é a questão do estresse da produção, você acaba entrando num ritmo de trabalho maior e não respeitando essas pausas. Respeitar essas pausas de descanso elas são importantes.”      

REPÓRTER: Ainda de acordo como ortopedista do Into,  Eduardo Branco, quem perceber sinais de LER deve procurar atendimento médico para avaliação e indicação do tratamento adequado.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.