LAGOA SANTA (MG): Município tem maIs de mil e 100 casos de dengue notificados

Mil 181 casos de dengue foram confirmados no município
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em Lagoa Santa já foram confirmados mil 181 casos de dengue no município, porém sem confirmação até o momento. Em relação a febre chikungunya e ao vírus Zika, não existe caso suspeito das doenças na cidade. Cerca de 30 agentes comunitários realizam visitas domiciliares nos 25 mil imóveis de Lagoa Santa para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e o vírus Zika. O biólogo da Universidade de Campinas, Carlos Salguerosa, ressalta que o mosquito gosta tanto do frio quanto do calor e por isso a população deve continuar a combater o Aedes.
 
SONORA: biólogo da Universidade de Campinas, Carlos Cláudio Salguerosa
 
“Eles gostam tanto do frio quanto do verão. É que a temperatura do corpo dos insetos é dependente da temperatura do ambiente. Então se o ambiente está quente, eles estão quentes, e eles estão super ativos. Se ambiente está frio, eles estão menos ativos menos fazendo suas tarefas biológicas. Faça o seu serviço na sua casa, na casa do vizinho, na casa dos parentes e onde você trabalha.”
 
REPÓRTER: O combate ao Aedes não pode parar. É fundamental que todos participem dessa luta. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembra como é importante manter uma rotina para evitar que o mosquito se reproduza.
 
SONORA: ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
REPÓRTER: Lagoa Santa conta com mais de 30 agentes comunitários atuando no combate ao Aedes no município. Todos os 25 mil imóveis dos 204 bairros da cidade, já foram vistoriados. O morador de Lagoa Santa que quiser tirar dúvidas sobre prevenção e combate ao Aedes, pode ligar na Prefeitura no número 3689 4700. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e Zika na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.