JACOBINA (BA): Pedágio no centro da cidade vai mobilizar motoristas contra Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Jacobina está intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Nas próximas quinta e sexta-feira, 11 agentes de combate ao mosquito vão fazer um pedágio, no centro da cidade. Os profissionais vão trabalhar de oito a meio-dia, parando motoristas para distribuir panfletos com orientações sobre a prevenção ao Aedes. Mas é preciso que a população colabore, dentro de casa, com ações de prevenção aos criadouros do mosquito, como não deixar água parada e não acumular entulhos. Em Jacobina, um exemplo é a estudante Débora Martins. Ela que mora Bairro dos Índios, dedica, a cada semana, um horário para esses tipos de cuidados. A moradora conta que, para acabar com o Aedes, toda a população precisa se unir.

 

SONORA: Débora Martins, estudante

“É tempo de se unir contra o mosquito. E dói na gente quando a gente vê pessoas sofrendo, crianças nascendo com problema... E você não ter essa consciência, essa atitude. São coisas simples, não é nada que seja trabalhoso, ou que gaste seu dinheiro. É o cuidado mesmo, cuidado coma sua casa, cuidado com a sua família, cuidado com seu vizinho.”

 

REPÓRTER: Em Jacobina, mais de 200 agentes comunitários de saúde e endemias realizam visitas diárias às casas e prédios. A meta é vistoriar os quase 26 mil imóveis existentes na cidade, em busca de possíveis criadouros do Aedes.  De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Serrinha, Mundo Novo, Felix Tomaz, Caixa D'agua e Jacobina III estão entre os lugares que mais têm focos do mosquito. A recomendação é que, uma vez por semana, cada família reserve 15 minutos para acabar com possíveis criadouros do Aedes. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, ressalta a importância de uma rotina de prevenção.

 

 SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde

 

 “O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”

 

REPÓRTER: Se você conhece locais que podem ser criadouros do Aedes em Jacobina, e que não tenham condições de serem limpos pela população, basta mandar uma mensagem no whatsapp, ou ligar para a Secretaria de Saúde, e solicitar o serviço de limpeza e inspeção. O número do whatsapp é: 8828-0776 e o número da Secretaria é 3621-4559. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 

 Com a colaboração de Bruna Goularte, reportagem, Alexandre Souza

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.