JACOBINA (BA): Município fecha 2016 com dois casos de microcefalia relacionados ao Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Jacobina foi um dos municípios que mais reduziu o índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya nos últimos quatro anos, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Mesmo assim, a cidade ainda precisa lidar com um problema que é comum na Bahia: a microcefalia. Segundo o prefeito Rui Macedo, Jacobina registrou dois casos de microcefalia. Rui Macedo, acha que os casos assustaram os moradores e incentivaram a população a lutar contra o mosquito.

TEC/SONORA: Rui Macedo, prefeito de Jacobina

“É de médio porte, mas é uma cidade com cultura de combate ao mosquito mais avançado. Principalmente porque aqui aconteceram alguns casos de Zika e dois casos de microcefalia. Isso deve ter dado um susto na população.”


LOC: Dados do ministério mostram que até o dia três de dezembro, a Bahia registrou 356 casos confirmados de microcefalia relacionados ao Zika em 95 municípios, perdendo apenas para Pernambuco. Os casos de Zika em Jacobina representam apenas 0,56 por cento do total da Bahia, e o prefeito diz que isso tem a ver com o trabalho rigoroso dos agentes de endemias.

TEC/SONORA: Rui Macedo, prefeito de Jacobina

“Sim, principalmente com relação aos reservatórios, limpezas das áreas e quintais, a vigilância muito rígida por parte dos agentes de endemias e saúde. A cidade tem um gasto extra com relação a esses profissionais. A cidade recebe para o pagamento de 39 agentes, mas temos mais de 130. Isso tudo contribui bastante para que o trabalho seja feito com muito rigor.”


LOC: A participação da população continua sendo decisiva no combate ao mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. Faça a sua parte e evite que o mosquito se prolifere na sua residência. Quer saber como? Acesse saude.gov.br/combateaedes e confira as dicas.  
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.