IPORÃ (PR): Segunda dose da vacina contra HPV está disponível na Clínica da Mulher para meninas entre 11 e 13 anos

Apenas 76 meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, que protege contra o câncer do colo do útero

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Na cidade de Iporã, a segunda etapa da vacinação contra o vírus HPV está disponível na Clínica da Mulher, que fica próxima à prefeitura, que funciona das sete e meia da manhã às cinco horas da tarde. As famílias que têm meninas com idades entre 11 e 13 anos precisam levar as adolescentes para tomarem a vacina contra o vírus causador do câncer de colo do útero. Quem for se vacinar, pode procurar pela técnica de vacinação, Tânia. A enfermeira Chefe da Clínica, Maíra Ferreira, convida todas as jovens para tomar a segunda dose da vacina.
 
SONORA: Enfermeira, Maíra Ferreira.
 
"Olá meninas, aqui é a Maíra, enfermeira da Clínica da Mulher. Gostaria de convidar vocês para estar realizando a segunda dose da vacina do HPV. Se, você tem de 11 a 13 anos venha tomar a vacina. Não se esqueça. Um beijo!"
 
REPÓRTER: Em Iporã, apenas 76 meninas tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV, portanto, cerca de, 21 por cento das adolescentes estão imunizadas. A meta do Ministério da Saúde é de vacinar, pelo menos, 75 por cento das jovens da cidade. O epidemiologista do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica o quê é o HPV e aponta os riscos do vírus. 
 
SONORA: Epidemiologista do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“Olha, o HPV é um vírus, o vírus do papiloma humano. Ele é um vírus muito disseminado no mundo inteiro. Se estima que pessoas adultas, de cada 100 pessoas, 95 tiveram já um contato com o HPV. O HPV é considerado no mundo inteiro como a principal causa por alguns tipos de câncer, principalmente o câncer do colo do útero.”
 
REPÓRTER: A imunização contra o HPV é feita em três etapas e, só é eficaz para as meninas que tomarem as três doses da vacina, que são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Lembrando que, as adolescentes que desejam receber a segunda dose não precisam da autorização dos pais ou responsáveis para tomarem a vacina. Basta apresentar a caderneta de vacinação ou o documento de identidade na Clínica da Mulher, de Iporã.
 
Reportagem, Lívia Bruno

Receba nossos conteúdos em primeira mão.