IBATIBA (ES): Município tem 18 casos confirmados de febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Ibatiba foi um dos primeiros municípios capixabas a confirmar casos de febre amarela e onde morreu a primeira pessoa vítima da doença no Espírito Santo. A doença fez outra vitima na cidade, em um total de dezoito casos confirmados. Dos cerca de 25 mil e 500 moradores de Ibatiba, mais de 22 mil já tomaram a vacina contra a febre amarela. A secretaria de Saúde do município acredita que quem não se vacinou na cidade é porque tomou a vacina em Minas ou porque têm contraindicações à vacina. Mesmo assim, os agentes de saúde estão atrás das pessoas que ainda não se vacinaram, como explica a Secretária de Saúde, Nilcilaine Hubner Florindo:

TEC./SONORA: Nilcilaine Hubner Florindo, secretária de Saúde de Ibatiba (ES).


“Os agentes de saúde estão passando de casa em casa, tanto na zona rural como na zona urbana e fazendo um levantamento: aquelas pessoas que faltam tem sido levantado muito pouco, eu acredito que a população esteja 100% sim vacinada, aqueles que não vacinaram ou é por contraindicação ou é da faixa etária que não é preconizada.”

LOC.: Moradora de Ibatiba, a recepcionista Daiana Alcântara da Silveira de 33 anos foi uma das primeiras pessoas a procurar a vacina contra a Febre Amarela. Ela conta que teve medo de ficar doente.


TEC./SONORA
: Daiana Alcântara da Silveira, moradora de Ibatiba (ES).

“Meus vizinhos, minha família, todo mundo já tomou. E aí alguns tiveram alguma reação tipo dor de cabeça, uns reclamaram de sonolência, mas nada assim... também incapacitante, não. Inclusive a minha mãe é diabética, a gente pegou o laudo com o endocrinologista que ela faz tratamento, daí ela tomou,depois de pegar o laudo direitinho. Eu, pra ser sincera, eu até fiquei com medo porque tinha bastante gente falando que tinha tido não é, eu não tive.Lá em casa ninguém teve.”

LOC.: A vacina contra a febre amarela garante imunidade por um longo período e é considerada segura. Se você mora ou trabalha em Ibatiba e ainda não se vacinou, procure o NESF-Núcleo de Estratégia e Saúde da Família, que fica perto do Ministério Público. Para mais informações sobre a Febre Amarela,acesse o site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Gorno Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.