HPV: Mobilização de uma pequena cidade mineira em torno da vacina é exemplo para o país

Praticamente todas as meninas entre 11 e 13 anos do município mineiro de Presidente Olegário foram vacinadas contra o HPV. A grande adesão é por causa do trabalho dos profissionais de saúde da cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio -

REPÓRTER: Praticamente todas as meninas entre 11 e 13 anos do município mineiro de Presidente Olegário foram vacinadas contra o HPV. A grande adesão é por causa do trabalho dos profissionais de saúde da cidade. Eles bateram de porta em porta para explicar a importância da vacina aos pais, professores e às adolescentes. É o que conta a coordenadora de Epidemiologia de Presidente Olegário, Cláudia Aparecida, que trabalhou para divulgar entre os moradores a vacinação contra o vírus que causa o câncer do colo do útero.

SONORA: coordenadora de Epidemiologia de Presidente Olegário – Cláudia Aparecida

"Nós fomos às escolas, tanto na zona rural, quanto na zona urbana e o meio de comunicação com essas famílias, foi através dos agentes comunitários, que visitaram as casas e fizeram o convite. E nós também tivemos uma reunião com os diretores que passaram o convite para esses alunos virem participar e vacinar, sabe. Nós brasileiros somos um pouquinho acomodado, então, às vezes deixa para a última hora, às vezes não se preocupa tanto com o risco da doença. Essas ações, a gente mobiliza mais essa população para se preocupar e pensar na prevenção. Nós conseguimos atingir, 97.25% das crianças, então foi quase 100% dessas meninas que vacinaram."

REPÓRTER: Para a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, a iniciativa de Cláudia Aparecida, divulgando a vacina contra o HPV, deve servir de exemplo para todas as cidades brasileiras.

SONORA: coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde – Carla Domingues

"O trabalho realizado pela profissional de saúde Cláudia, que trabalha em Presidente Olegário, é fundamental para que nós consigamos fazer com que pais e a população em geral, entenda a importância da segunda dose do HPV. Esse trabalho extramuro aonde o profissional de saúde vai ao encontro da população para esclarecer e tirar dúvidas, ele é fundamental para que possamos fazer com que toda a população entenda a importância da segunda dose. Porque, só assim, as meninas de 11 a 13 anos, que tomaram a primeira dose, estarão protegidas contra o câncer do colo do útero, que é uma doença grave e acontece mais de 15 mil casos por ano, com cinco mil óbitos registrados também no nosso país."

REPÓRTER: A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, reforça também que as meninas entyre 11 e 13 anos precisam tomar as três doses da vacina contra o HPV para garantir a proteção contra o câncer do colo do útero.

SONORA: coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde – Carla Domingues

"Já foram aplicadas mais de quatro milhões de doses, com uma cobertura de 98%. Portanto, nós estamos necessitando que todas as meninas que tomaram a vacina, que completem o esquema vacinal. Elas devem tomar a segunda dose, garantindo assim a proteção. Pois só com essa segunda dose, que a vacina será eficaz. É importante que as adolescentes identifiquem se a sua escola terá a vacinação e caso isso não aconteça, que ela procure o Posto de Saúde."

REPÓRTER: O câncer do colo do útero mata atualmente 14 mulheres por dia no Brasil. É o quarto tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. As meninas que receberem as três doses da vacina contra o HPV podem fazer parte da primeira geração livre da doença. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.