GUARUJÁ (SP): Residências de veraneio no litoral paulista podem virar foco de mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Guarujá é uma das regiões do litoral paulista que conta com milhares de moradias. Porém, muitas dessas casas só são utilizadas durante as férias, recesso, feriado ou até mesmo nos finais de semana, ficando desocupadas a maior parte do tempo, o que pode levar esses locais a se tornarem criadouros do mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya.

Carlos Leda, diretor da Vigilância em Saúde de Guarujá, explica as dificuldades no combate ao mosquito nessas casas de veraneio.

 TEC/SONORA: Carlos Leda, diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Guarujá.  

“Uma boa parte dessas casas estão dentro de condomínios e as vezes nós não temos acesso ao proprietário desse imóvel, então nós notificamos a administradora para enfim ela fazer o contato com esse morador para que ele tome as medidas necessárias. Nas outras casas, aquelas que são individuais, que estão no meio da rua, notificamos o proprietário através de nosso cadastro comercial e pedimos para que a administração nos forneça para que façamos notificações via correio.”

 LOC: Em janeiro e fevereiro do ano passado, Guarujá teve 286 casos confirmados de Dengue. Este ano, no mesmo período, foram apenas 21 registros, 14 de Chikungunya em 2016 e nenhum em 2017 e a Zika não teve nenhum caso no ano passado. Porém, em 2017, são nove casos suspeitos que estão em observação.

O Guarujá é uma cidade que possui um histórico de ter alto índice de infestação do mosquito. Em 2015, a cidade estava em situação de risco e ano passado, de alerta. Por este motivo, a população no Guarujá deve ficar em alerta e não vacilar nos cuidados no controle ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Afinal, não são só as casas de temporada que estão sujeitas a proliferação do mosquito. Qualquer lugar pode virar um foco. Por isso mesmo toda a população deve se unir para combater esse mal. Você, seu vizinho, sua rua e todo o município do Guarujá, juntos, devem tomar os cuidados para evitar que o mosquito vença essa guerra. Vladimir Romero, supervisor de combate às endemias no município do Guarujá, pede uma atenção para a sua própria casa.

  TEC/SONORA: Vladimir Romero Fernandes, supervisor de Combate às Endemias no município do Guarujá.

 “O grande problema normalmente são os vasos de planta, os ralos que as pessoas acabam descuidando. A pessoa acha que o problema é sempre na casa do vizinho e acaba se descuidando e tendo problema dentro de casa. Normalmente as pessoas que chamam a gente para reclamar de alguém, do outro vizinho, você pode entrar na casa da pessoa que você encontra um criadouro.”

 LOC: Não adianta um se empenhar e o outro não. Você, veranista, faça vistorias periódicas no seu imóvel, mantenha o local limpo e elimine qualquer possível foco de mosquito. Caso não seja possível, peça ajuda para algum vizinho ou alguém da sua confiança. E você, que é morador do Guarujá, também é responsável por deixar a cidade livre dos mosquitos. Os cuidados são os mesmos. Não deixe água acumulada, mantenha as caixas d’águas fechadas, limpe as calhas e lave pratos de plantas e troque a água dos animais com frequência. Não se esqueça de cuidar das piscinas também. Para mais informações sobre as doenças ou forma de prevenção, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.