LOC.: Os moradores de Governador Valadares que ainda não se vacinaram contra a febre amarela precisam comparecer a um posto de saúde. Segundo a secretaria estadual de Saúde de Minas Gerais, ainda não há nenhuma caso da doença em Valadares. Mas mesmo assim, quem ainda não se vacinou ou tomou a vacina há mais de dez anos deve procurar um dos 49 postos de saúde da cidade. Das 170 mil doses de vacina que foram distribuídas no município, 125 mil já foram aplicadas. Para quem perdeu o cartão de vacina, a recomendação é procurar a unidade de saúde que costuma frequentar e tentar resgatar o histórico. Se isso não for possível, a pessoa deve se vacinar. A coordenadora do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, Márcia Cordeiro, faz um apelo à população.
TEC./SONORA: Márcia Cordeiro, coordenadora do setor de imunização da Secretaria Municipal
“Bom, a gente aproveita essa oportunidade para convocar todos os moradores de Governador Valadares que não receberam a dose da vacina contra a febre amarela este ano a procurar as unidades, levando os seus cartões de vacina para a equipe da unidade avaliar a real situação vacinal desse morador e atualizar a caderneta vacinal caso a vacina esteja atrasada. Então é muito importante que, quem ainda não procurou a unidade de saúde este ano, procure. Levando todos os possíveis cartões que tem em casa”.
LOC.: O chaveiro Antônio Gomes, de 39 anos de idade, mora no bairro Caravelas.Ele lembra que, quando as notícias do surto de febre amarela em Minas Gerais começaram a se espalhar na cidade, as filas para tomar a vacina estavam virando o quarteirão. Com medo de pegar a doença, ele não perdeu tempo e foi logo se vacinar.
TEC./SONORA: Antônio Gomes,chaveiro
“Na verdade é mais por causa do medo mesmo. Mais por causa do surto. Então, eu nem lembrava há quanto tempo eu não tomava, (...) nem há quanto tempo atrás eu tinha tomado. Então eu acabei tomando.”
LOC.: Mesmo que ninguém tenha tido febre amarela em Governador Valadares, os moradores ficaram assustados quando macacos começaram a morrer nas áreas de mata. A coordenadora do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Cordeiro, lembra que ninguém precisa ficar com medo dos bichinhos, já que não são os macacos que transmitem a doença.
TEC./SONORA: Márcia Cordeiro, coordenadora do setor de imunização da SecretariaMunicipal de Saúde.
“Outro ponto que é muito importante para a gente passar para a nossa comunidade é a importância de não agredir os macacos que estão nas redondezas do nosso município. O macaco, na verdade, é um alerta para a gente. Então não podemos estar matando os macacos. Porque na verdade a população fica com medo achando que o macaco que está causando a doença febre amarela. Quando na verdade a gente tem que preservar os macacos porque eles são um alerta para a gente. Caso venha a ter óbitos, devemos ficar atentos e não deixar que a doença chegue a humanos.”
LOC.: Os 39 postos de saúde que ficam na parte urbana de Valadares e os 10 que ficam na zona rural estão funcionando de oito da manhã até as cinco horas da tarde. Eles ficam abertos de segunda a sexta e, em qualquer um deles, você encontra doses da vacina. Além disso, para quem não teve tempo de se vacinar porque trabalha, a Policlínica que fica no São João, bem pertinho do hospital Municipal, está aberta no horário de almoço. Desse jeito, quem ainda não tomou a vacina não tem desculpa. Para saber mais informações sobre a febre amarela, acesse o site:
www.saude.gov.br.