Foto: Presidência da República
Foto: Presidência da República

GOIÁS: 27 mil preservativos femininos serão distribuídos no estado durante o carnaval

Ao todo, a secretaria deverá distribuir mais de um milhão de preservativos para os municípios goianos

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

 Usar camisinha é o método mais fácil e eficaz para prevenir o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, as chamadas IST. Homens e mulheres devem se prevenir, e, pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Goiás vai distribuir preservativos masculinos e femininos durante o período do carnaval. Em todo o estado, serão disponibilizadas 27 mil unidades femininas para a população. Também serão distribuídos aproximadamente 57 mil géis lubrificantes. É o que explica a coordenadora de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento das IDT/Aids da Secretaria de Saúde de Goiás, Milca Prado. 

“Iniciamos a distribuição e já estamos quase concluindo o trabalho. Foram distribuídos um milhão quatrocentos e oitenta e três mil preservativos masculinos, em torno de 27 mil preservativos femininos e em torno de 57 mil géis lubrificantes para todos os municípios do estado de Goiás”, explica.  

Ao todo, a secretaria deverá distribuir mais de um milhão de preservativos para os municípios goianos. Mas as camisinhas e outras formas de prevenção estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. 

Liamar Oliveira, de 53 anos, é servidora pública e soube que era portadora do HIV em 1997. Logo que teve o diagnóstico, começou a tomar os medicamentos indicados. Para ela, isso foi fundamental para que não contraísse a doença. 

“Porque eu peguei o diagnóstico e logo comecei a tomar remédio com rapidez, eu comecei a tomar o remédio e nunca tive nenhuma internação, nada. Eu tomei medicamento durante cinco anos e oito meses, eu fiquei de férias mais um período que era uma avaliação que eu estava fazendo de férias, a terapia aqui em Goiânia. Fiquei de férias de terapia, voltei à terapia, e nunca tive nenhum diagnóstico de aids”, disse.  

Entre 2007 e 2018, foram registrados mais de sete mil e seiscentos casos de aids em pessoas com mais de 13 anos em Goiás. Houve queda nas taxas de diagnóstico da doença, que é mais comum entre pessoas do sexo masculino e com idade entre 30 e 39 anos.  

Então, não se descuide! A dica é simples para os foliões e foliãs: pare, pense e use camisinha. Qualquer dúvida, procure uma Unidade Básica de Saúde. Conheça todas as formas de prevenção em aids.gov.br. Ministério da Saúde. Governo Federal. Pátria Amada Brasil.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.