GOIÂNIA (GO): Doador encerra ciclo após 50 anos como voluntário

Doador chegou a idade limite e não pode mais realizar doações de sangue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: 50 anos. Esse é o tempo que Luiz Antônio Mady levou para encerrar o ciclo de doações de sangue. Luiz é aposentado, tem duas flhas e mora no bairro Jardim América, em Goiânia. Ele começou a doar sangue depois de ouvir pedidos do hemocentro. Tomou gosto pelo gesto de ajudar ao próximo e seguiu fazendo doações sempre aonde precisavam. Incentivando a família e amigos próximos, Luiz, que agora tem 70 anos, doou sangue pela última vez no dia 10 de novembro de 2016, data essa próxima ao seu aniversário - comemorado dia 18 do mesmo mês. Luiz foi homenageado pelo Governo do Estado de Goiás pelos serviços prestados à comunidade. Ele conta o que sentiu quando teve de ir ao hemocentro pela última vez como doador.

TEC./SONORA:
Luiz Antônio Mady, aposentado.
“Foi a mais emocionante, tanto quanto a primeira. A primeira eu também me senti muito emocionado. Mas a última é uma mistura de emoções que a gente não consegue identificar. É um momento assim, singular na vida da gente, sabe? Como doador. Que este gesto de solidariedade tão significativo se perpetue no coração e no pensamento de cada pessoa. Eu diria assim para o doador, para a pessoa, que seja caridoso, que doe sangue e que preserve a vida.”

LOC.: Atendendo a toda a rede pública hospitalar da região metropolitana da capital, o Hemocentro Coordenador de Goiânia recebeu até o final do mês de maio pouco mais de 26 mil doações. Apesar do número parecer alto, todo o estado passa por um pouco de dificuldade na captação de sangue. O diretor do Hemocentro Coordenador de Goiânia, Arione de Paula, explica que ainda existe muito preconceito e mitos relacionados à doação de sangue.

TEC./SONORA: Arione de Paula, diretor do Hemocentro de Goiânia.
“Mas existe ainda muito preconceito. A agulha, não aguento agulha; eu tenho medo de doar sangue e passar mal. Tudo isso são conceitos antigos, que não tem o menor fundamento. É um líquido que nós não conseguimos ainda obter através da engenharia genética. Então, é a boa ação, é o ato mesmo de solidariedade do doador, é que vai doar o sangue. Fazer com o doador seja fidelizado e venha ao hemocentro.”

LOC.: Para doar sangue você deve estar saudável, ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50 quilos. O Hemocentro Coordenador do Estado de Goiás está localizado na Avenida Anhanguera, no Setor Coimbra, em Goiânia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das sete e meia da manhã às seis da tarde. O telefone para contato é o 3201-4564. Repetindo, 3201-4564. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.