FREI GASPAR (MG): Município tem uma morte confirmada por febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Foram confirmadas duas mortes por febre amarela no município de Frei Gaspar, segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. Treze casos da doença foram notificados na cidade. A Secretaria Estadual de Saúde afirma que a vacina é a única forma de prevenção. Se você não tomou as doses quando era criança, pode procurar o postinho de saúde mais próximo da sua casa com seu cartão de vacinação em mãos para ser imunizado. A vacina é distribuída gratuitamente e deve ser renovada a cada dez anos.


Para imunizar a população e conter o aumento de casos no estado, quase cinco milhões de doses da vacina estão sendo distribuídas aos municípios mineiros. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde ao Governo de Minas, que faz a distribuição aos municípios. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, explica que, às vezes, as doses da vacina acabam em alguns postos de vacinação com menor capacidade de armazenamento, mas no dia seguinte o estoque será renovado. O ministro explica que os medicamentos precisam ser guardados e utilizados da maneira correta.

TEC./SONORA.: Ricardo Barros, ministro da Saúde

“As equipes são qualificadas, a população pode ficar tranquila, procurar os postos de vacinação. As vacinas são guardadas em temperatura adequada. Cada unidade de saúde tem uma capacidade de armazenamento de vacina. Pode acontecer de três ou quatro horas da tarde, aquele estoque acabe, mas no outro dia terá um novo estoque. Não vamos ter problema de abastecimento. Nós não podemos é acondicionar a vacina de forma inadequada, porque senão vamos comprometer essa eficácia. Então está tudo absolutamente sob controle.”

LOC.: O governador Fernando Pimentel, orienta os moradores das áreas de risco a buscar a imunização nos postos de saúde, para evitar novas vítimas.

TEC./SONORA: Fernando Pimentel, governador de Minas Gerais

“Nós estamos trabalhando. Aqueles que moram em zona rural que tem que se vacinar já estão se vacinando, se a equipe não chegar lá, eles precisam ir ao posto de saúde mais próximo, e nós vamos assegurar que haja doses de vacina suficiente para todo mundo.”

LOC.: Fique atento aos sintomas! O ministério da Saúde orienta as pessoas que tiverem febre alta de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, náuseas e vômitos, além de fraqueza e muito cansaço, a procurar um médico, pois elas podem estar com febre amarela. Para mais informações, acesse o portal do Ministério da Saúde, na internet: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde. Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.