FORTALEZA (CE): Praça do Ferreira ganha posto de recolhimento de assinaturas a favor da autonomia da PF

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mais de 400 mil pessoas já assinaram carta de apoio a aprovação da autonomia administrativa e orçamentária da Polícia Federal, em todo país. A população de Fortaleza, por exemplo, pode aproveitar para também demonstrar apoio a autonomia da PF na Praça do Ferreira, no Centro da cidade, em todas as quartas-feiras. É que, a diretoria regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, no Ceará, junto com o Instituto Democracia e Ética, estão promovendo o projeto Ide à Praça, com objetivo de conscientizar a população e colher assinaturas em favor da autonomia da polícia. Quem estiver na Praça do Ferreira vai ter a oportunidade de saber como a autonomia da Polícia Federal poderá fortalecer as ações de combate ao crime no estado, como explica o diretor regional da ADPF, no Ceará, João Conrado Almeida.
 
SONORA: diretor regional ADPF-CE, João Conrado Almeida
 
“Nesses eventos vão participar delegados da Polícia Federal. Eles poderão tanto está esclarecendo a situação atual da Polícia Federal, mostrar a realidade do órgão de uma forma direta e também apresentar quais são as propostas que os delgados têm para a instituição”.
 
REPÓRTER: A autonomia da Polícia Federal é prevista em Projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que aguarda para ser aprovado na Câmara dos Deputados. Para a ADPF, com autonomia administrativa e orçamentária, a PF vai poder criar as delegacias especializadas de combate ao crime nos estados, entre outras. Além disso, o diretor regional da ADPF no Ceará, João Conrado Almeida, lembra que a autonomia da Polícia Federal é essencial para a melhoria dos serviços prestados a população como a emissão de passaporte e o controle da atividade de segurança privada, por exemplo.   
 
SONORA: diretor regional ADPF-CE, João Conrado Almeida
 
“Com certeza, a autonomia traria benefícios diretos para a população. Primeiro, porque ela podendo se organizar, ela teria condições de organizar melhor os serviços públicos. Como é o caso do passaporte, a segurança privada. Ela poderá se adequar as necessidades da população tanto de Fortaleza quanto a do Ceará”.
 
REPÓRTER: Para a Polícia Federal conquistar a autonomia administrativa e orçamentária, a PEC 412 precisa ser aprovada no Congresso Nacional. Para pressionar os parlamentares a votarem a PEC, uma carta do povo brasileiro está sendo assinada pela população em todo país. Em Fortaleza, o posto de recolhimento de assinaturas vai estar na Praça do Ferreira, em todas as quartas-feiras, a partir das quatro horas da tarde. Também é possível assinar a carta na internet, no endereço pecdapf.adpf.org.br

 

Reportagem, Cristiano Carlos   

Receba nossos conteúdos em primeira mão.