FINANÇAS PESSOAIS: O que fazer para não se enrolar com os juros do cartão de crédito

Conheça algumas dicas para se organizar e conseguir pagar a fatura total

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

De acordo com uma pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a modalidade de crédito que os brasileiros mais possuem é o cartão de crédito. Mas, o fato é que tem muita gente que gasta mais do que efetivamente pode pagar. Há aqueles que dizem que os juros ainda são muito altos e, por isso, não é um bom negócio e há aqueles que fazem um levantamento das finanças, avaliam a própria renda e as despesas, e conseguem chegar a um valor máximo de quanto pode gastar.

"Quando a pessoa sabe controlar, aí sim funciona, mas para a pessoa que não tem controle, aí não funciona não. Você não pode é ficar com muito débito no cartão se não você se prejudica. Sabendo usar com inteligência, ele ajuda sim. Eu tenho já fazem anos e nunca tive nenhum problema com o cartão de crédito, se a pessoa sabe usar é uma boa opção. Eu recomendo para quem sabe usar. Já usei e me endividei, entrei onde eu não devia."

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, dá algumas dicas para o consumidor se organizar para conseguir pagar a fatura total.

"Usar o cartão de crédito sempre com muito cuidado, só com uma necessidade e sempre anotar o que está sendo usado. Desta forma, esse consumidor não corre o risco de ter um valor maior do que pode pagar e não corre o risco de ficar inadimplente. Lembrando que o cartão de crédito não deve ser usado para compras de dia a dia. Se ele decidir usar para uma necessidade, tem que colocar toda a atenção, para que a fatura do cartão de crédito não seja atrasada."

Segundo Marcela Kawauti, ter muitos cartões pode fazer com que a pessoa se descontrole no orçamento, além de ter um gasto adicional com anuidades. E, caso você perceba que não conseguirá quitar a fatura,  por completo, comece a pesquisar uma linha de crédito com taxa de juros menores, como crédito pessoal ou crédito consignado e liquide todo o saldo do cartão. E, claro, no período que estiver pagando essa dívida feita no cartão recomenda-se deixá-lo em casa, evitando assim novas dívidas.

Reportagem, Cintia Moreira.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.