Covid-19 Belo Horizonte: Agência Brasil
Covid-19 Belo Horizonte: Agência Brasil

Estudo estima mais de 1,5 milhão de infectados pela Covid-19 em Belo Horizonte

Pesquisa analisa amostras de esgotos coletadas e chega ao maior valor desde o início do monitoramento, em abril de 2020

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A população estimada infectada pelo novo coronavírus em Belo Horizonte chegou a 1,5 milhão de pessoas. Os números são do último Boletim de Acompanhamento do projeto Monitoramento COVID Esgotos, realizado em parceria entre a Agência Nacional de Águas e a Universidade Federal de Minas Gerais.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores analisam amostras de esgotos coletadas em diferentes pontos do sistema de esgotamento sanitário das cidades de Belo Horizonte e Contagem. O número de contaminados estimado em 1,5 milhão de habitantes na capital de Minas Gerais é o maior desde o início da pesquisa, em abril de 2020. 

O boletim afirma que “a situação requer atenção por conta da intensa circulação do vírus em Belo Horizonte, que foi detectado em todas as regiões monitoradas, tanto na bacia do ribeirão Arrudas, quanto na bacia do ribeirão do Onça”. Os pesquisadores também pedem pelo fortalecimento de medidas de prevenção e controle para redução da disseminação do vírus no município. Segundo dados do Ministério da Saúde, Minas Gerais tem a maior taxa de crescimento de casos confirmados da doença nos últimos sete dias, com alta de 1,19%.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.