ESTÂNCIA (SE): Prefeitura intensifica combate ao Aedes devido ao alto número de casos de dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em algum momento você deve ter ouvido falar que o combate ao Aedes aegypti é dever de todos nós. No Brasil todo, as ações nesse sentido têm sido intensificadas, sobretudo agora que, além da dengue, o mosquito também transmite a febre chikungunya e o vírus Zika. Estância é um dos municípios de risco, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Desde o início do ano, já foram notificados na cidade 294 casos de dengue com 17 confirmações da doença. A febre chikungunya responde por mil e cem notificações, com 235 casos confirmados. Em relação ao Zika, são aguardados os resultados de exames de laboratório para 86 notificações. A diretora de Vigilância em Saúde da cidade, Maria Raimunda Figueiredo, revela que alguns bairros apresentam uma situação mais crítica e diz que tem havido um esforço conjunto para tentar reduzir esses números.
 
SONORA Maria Raimunda Figueiredo, diretora de Vigilância em Saúde de Estância
 
 “Os bairros maiores, com os maiores números de notificações, são os bairros de Cidade Nova, Alagoas e o Centro. São os que têm o maior número de casos notificados. Toda a semana, a gente vem realizando mutirões nos bairros juntamente com essas secretarias de Obras e Urbanismo, Comunicação Social, Ação Social e Meio Ambiente. Estão todos envolvidos nesses mutirões”.
 
REPÓRTER: Uma das tentativas de controlar a situação do município foi a aquisição de dois carros fumacê. Desde a semana passada, eles fazem a aplicação do inseticida nos bairros da cidade pela manhã e pela tarde. Outra novidade é o início do projeto “Aedes empresArial”. A supervisora de endemias, Fernanda Silva, explica a iniciativa, voltada às grandes empresas da Estância.           
     
SONORA Fernanda Silva, supervisora de Endemias de Estância
 
“Faremos visitas a essas empresas orientando com relação ao mosquito e fazendo uma vistoria geral para que a gente possa incentivá-las a trabalhar dessa forma no que tange ao combate ao mosquito, para que a gente possa conseguir resultados positivos”.   
 
REPÓRTER: Desde o início do ano, os agentes de endemias já vistoriaram mais de 25 mil imóveis na cidade. O segundo ciclo de visitas já está acontecendo e os responsáveis pelo trabalho reforçam a necessidade de a população colaborar, checando os locais que possam acumular água e evitando jogar lixo em terrenos baldios. Saiba mais sobre o mosquito e as doenças que ele transmite no site: combateaedes.saude.govr.br
 

 

Reportagem, William Nascimento

Receba nossos conteúdos em primeira mão.