ESTÂNCIA (SE): População deve se unir para combater o transmissor da Chikungunya, Zika e Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Morador do bairro Alagoas, o empresário Elísio monteiro foi uma das vítimas do mosquito que transmite Zika, Dengue e Chikungunya. Ele contraiu esta última doença e conta que passou muito mal. Talvez a culpa nem tenha sido dele. Tomar os cuidados para não deixar o mosquito nascer é tarefa de toda a população. E próximo de onde o Elísio Monteiro mora, perto do Casarão, na Avenida Silveira Souza, tem um esgoto que não é tratado. O empresário conta que tenta deixar o lugar limpo para evitar, principalmente, a proliferação do mosquito, mas  não tem a ajuda dos moradores do bairro. E ele cobra a conscientização da vizinhança.

 TEC/SONORA: Elísio Monteiro, empresário.

 “Enquanto a prefeitura não faz, nós temos que fazer nossa parte. Na frente da minha casa tem um esgoto. As pessoas jogam garrafa pet, já tirei fralda de dentro do esgoto. Fica alagando, empoçando água e ficam aqueles mosquitos, junta barata. O que não dá é todos os dias eu cuidar do meu esgoto e cuidar do dos outros.”

 LOC: Em Estância, 35 agentes de endemias e 133 comunitários de saúde estão à disposição dos moradores para eliminar os focos do mosquito, no município. Cada profissional vistoria cerca de 1.070 imóveis a cada dois meses. Até fevereiro deste ano, as equipes visitaram mais de 26.500 imóveis em toda a cidade. Mas a coordenadora do Setor de Endemias, Fernanda Silva, lembra que cada família tem que colaborar na luta contra o mosquito. Ela ressalta que o trabalho de eliminação de criadouros não é só das equipes de saúde.

 TEC/SONORA: Fernanda Silva, coordenadora do Setor de Endemias.

 “Esse combate ao mosquito não é só dos agentes da Secretaria Municipal de Saúde. Estão engajados para o combate ao mosquito, todos juntos com esse objetivo, cada um fazendo a sua parte. Não deixar água parada é muito importante. Então, para isso nós mobilizamos as pessoas.”

 LOC: Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Estância, no levantamento que mede o índice de infestação do mosquito, apurado em março deste ano, o resultado foi de 1.3. Ou seja, o município ainda está em estado de alerta para surto de Chikungunya, Dengue e Zika. Por isso, é fundamental que toda a população seja parte integrante no combate ao mosquito. Mais informações sobre o assunto você encontra no saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.