EDUCAÇÃO: Pronatec vai amplia vagas para profissionalização em Saúde

Estão previstos, de acordo com o MEC, cursos de Agente Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias, Vigilância em Saúde, Técnico de Saúde Bucal, Imobilizações Ortopédicas, além de Órteses e Próteses e Radiologia

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Com a meta de oferecer dois milhões de vagas, o governo Federal anunciou nesta quarta-feira, uma nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.  Neste ano, o programa vai contar com um acordo de cooperação entre o ministério da Saúde e da Educação. A medida vai ampliar a formação de profissionais de nível médio e técnico na área da Saúde. Estão previstos, de acordo com o MEC, cursos de Agente Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias, Vigilância em Saúde, Técnico de Saúde Bucal, Imobilizações Ortopédicas, além de Órteses e Próteses e Radiologia.
 
O Pronatec beneficia jovens e adultos que interromperam os estudos precocemente. Com o programa, eles têm a oportunidade aprender novas habilidade e valorizar os conhecimentos adquiridos em experiências anteriores através de cursos profissionalizantes. De acordo com a presidente Dilma Rousseff, que participou do anúncio da nova etapa do programa, o Pronatec tem tornado o Brasil melhor e mais competitivo.
 
SONORA: Dilma Rousseff, Presidente da República
 
“Cada vez que um brasileiro e uma brasileira se forma, busca um ensino técnico, o Brasil também se torna melhor e mais competitivo”.
 
REPÓRTER: Os estudantes, de acordo com o MEC, também vão poder optar pelo e-Pronatec, que permite o aluno estudar online onde e quando preferir, a partir de plataformas digitais, simuladores, animações e outros métodos de aprendizagem na internet, na TV Escola e em outros canais educativos.

 

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.