ECONOMIA: Vendas no comércio varejista caem 0,6% em agosto, de acordo com IBGE

Com o resultado, o comércio varejista terminou os oito primeiros meses do ano com uma queda acumulada de 6,6 por cento.

Salvar imagem

REPÓRTER: Os comerciantes brasileiros sentiram no bolso a redução das vendas no mês de agosto. De acordo com Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta terça-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as vendas caíram 0,6 por cento na comparação com julho.
 
Com o resultado, o comércio varejista terminou os oito primeiros meses do ano com uma queda acumulada de 6,6 por cento. De acordo com o IBGE, os equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação foram os itens que os brasileiros mais deixaram de comprar e tiveram uma queda de cinco por cento. Em seguida, com uma diminuição de 2,8 por cento, estão os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos. Os últimos destaques da pesquisa foram os móveis e eletrodomésticos, que registraram 2,1 por cento a menos de vendas.
 
Por outro lado, os trabalhadores aumentaram em 0,8 por cento as compras nos super e hipermercados em agosto, o que fez com que o índice não recuasse ainda mais.
 
Ainda de acordo com o IBGE, o comércio foi mais fraco em 23, das 27 unidades da federação. As maiores quedas foram no Acre e no Amazonas. Já a Paraíba, o Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins conseguiram aumentar as vendas de julho para agosto.

 

Reportagem, Bruna Goularte

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.