ECONOMIA: Setor de serviços cresce em julho, mas tem o pior resultado para o mês desde 2012

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O volume do setor de serviços cresceu 0,7 por cento em julho na comparação com junho, quando houve retração de 0,2 por cento.Em relação a julho de 2015, o setor registrou queda de 4,5 por cento, a maior para o mês desde 2012, quando o índice começou a ser medido. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (16), na Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Os serviços prestados às famílias cresceram 3,2 por cento e foram os que mais contribuíram para o crescimento do setor em julho em relação a junho. Na mesma comparação também estão outros serviços, que cresceram 1,9 por cento, e os serviços profissionais, administrativos e complementares, que tiveram alta de 0,3 por cento. As atividades turísticas caíram 0,3 por cento e os serviços de informação e comunicação permaneceram estáveis, sem variação.
 
De acordo com o IBGE, considerando os ajustes sazonais, os estados que mais registraram aumento no setor de serviços em julho foram Mato Grosso, Pernambuco e São Paulo. Em Alagoas, no Acre e na Bahia houve queda no volume do setor de serviços.
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.