Data de publicação: 04 de Julho de 2017, 02:01h
Segundo senador da Bahia, a aprovação do projeto possibilita a produção de energias com redução de custos
LOC.: O setor de energia brasileiro deve receber um incremento importante que beneficia a matriz energética sustentável do país. É que foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado um projeto de Lei que altera a legislação do sistema elétrico brasileiro e permite que usinas híbridas possam participar de leilões de energia elétrica. Empreendimentos híbridos são aqueles que utilizam mais de um tipo de fonte renovável na geração de energia. De acordo com o senador Roberto Muniz (PP-BA), que integra a Comissão de Meio Ambiente da Casa, a aprovação do projeto possibilita a produção de energias com redução de custos.
TEC./SONORA: Roberto Muniz, senador (PP-BA)
“Confere ao Brasil um estímulo à produção de energia renovável, estabelece a possibilidade de você fazer o uso simultâneo de energias renováveis com custos diferenciados, ou seja, você tende a trazer a diminuição dos custos da produção dessa energia, e isso nos levará no futuro à possibilidade de ter energias mais baratas.”
LOC.: A matéria também estabelece que empreendimentos híbridos de geração de energia com fonte renovável possam elevar sua capacidade física de produção a partir de outros tipos de fontes renováveis. O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, projeta uma melhora no panorama do setor enegértico com o fim da crise econômica no Brasil.
TEC./SONORA: Fernando Coelho Filho, ministro de Minas e Energia.
“Pela recessão em que o país se encontrava, os recursos públicos cada vez mais escassos, as empresas estatais com pouquíssima ou quase nenhuma capacidade de investimento. Só para vocês terem uma ideia, em um ano de governo do presidente Michel Temer, as ações da Eletrobrás chegaram a valorizar 66%. De forma, também, muito semelhante se comportaram as ações da Petrobras, dos bancos públicos.”
LOC.: O ministro afirmou, ainda, que os projetos contratados nos últimos anos vão aumentar, em 2017, a capacidade energética do país em 5 mil megawatts. Além disso, Coelho Filho afirmou que até 2022 serão investidos 25 bilhões de reais em linhas de transmissão de energia. O projeto de Lei que trata sobre o assunto aguarda, agora, votação na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).
Com colaboração de Tácido Rodrigues, reportagem, Jalila Arabi.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev