ECONOMIA: Produção de aço cresce 10,9% de janeiro a março

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A produção brasileira de aço cresceu 10,9% no primeiro trimestre deste ano. De acordo com o presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, este crescimento deve-se a entrada da Companhia Siderúrgica do Pecém, localizada no Ceará, que é voltada para o mercado externo. Segundo ele, a abertura da unidade impulsionou as exportações, que cresceram cerca de 17%.

TEC./SONORA: Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil.

“Esta produção cresce 10% porque ela teve, na verdade, a entrada de uma usina nova dentro do processo produtivo, que é a Companhia Siderúrgica do Pecém. E a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) também religou um dos seus altos-fornos. Então, nós temos aqui um crescimento de 10%, mas as vendas caem 0,5%. Então todo este aumento da produção pela entrada da CSP e da CSN é voltado para a exportação, que cresce sim 17%.”

LOC.: De acordo com ele, as vendas para o exterior seriam uma saída para o setor diante da crise. E para estimular estas exportações, Marco Polo de Mello Lopes sugere mudanças na tributação, como o aumento da alíquota do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras, o Reintegra.

TEC./SONORA: Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil.

“O que nós estamos reivindicando ao governo é que ele eleve o Reintegra, que hoje é de 2%, que ele eleve em três pontos percentuais, para 5%, o que permitiria então que a gente da noite para o dia pudesse retomar de forma mais rigorosa as exportações.”

LOC.: Do segundo semestre de 2016 até agora, a indústria siderúrgica demitiu 5 mil trabalhadores, passando de 41 mil para 46 mil postos de trabalho fechados.

Reportagem, Cintia Moreira

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.