ECONOMIA: PIB de 2016 tem pior resultado em 87 anos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta semana o resultado do Produto Interno Bruto do ano passado. De acordo com o IBGE, o indicador teve uma queda de 3,6 por cento em 2016, na comparação com o ano anterior. Em 2015, a queda foi ligeiramente maior: de 3,8 por cento. Com isso, a atividade econômica brasileira atingiu o pior desempenho em 87 anos. O governo Federal acredita que a economia do país começou a demonstrar sinais de recuperação. No entanto, a avaliação do Presidente do Conselho Federal de Economia, Julio Miragaya, é a de que o país ainda está fragilizado.
 
SONORA: Presidente do Cofecon, Julio Miragaya
“Particularmente a questão do aumento do desemprego, temos a tendência de nova queda na massa de rendimentos. O consumo das famílias vai continuar caindo. Temos a questão cambial. O dólar que estava bom para a economia brasileira. Valorizou muito o real em relação ao dólar e isso é ruim para a indústria brasileira. São elementos que tem que ser levados em conta que também dificultam a retomada da economia”.
 
REPÓRTER: Ainda de acordo com o IBGE, os três setores que compõe o PIB – que é composto pela agropecuária, pela indústria e prestação de serviços -registraram quedas expressivas.
 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.