ECONOMIA: Índice de Confiança Empresarial avança e chega ao melhor resultado desde 2014

Para analisar o Índice de Confiança Empresarial, foram coletados dados de 4 mil 932 empresas de diferentes segmentos.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Dados divulgados nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, informam que o Índice de Confiança EmpresArial (ICE) avançou 1,2 ponto em maio na comparação com o mês de abril, quando o índice ficou instável.

No geral, o índice chegou a 86,4 pontos, o maior desde dezembro de 2014, quando esse número chegou a 87,7.

Satisfeito com o resultado, o superintendente de Estatísticas Públicas da FGV, Aloisio Campelo Jr., ressalta que isso só confirma a tendência de alta da confiança empresArial que vinha sendo observada desde o início do ano.

TEC./SONORA: Aloisio Campelo Jr, superintendente de Estatísticas Públicas da FGV

“Ele representa uma continuidade, na verdade, de um movimento que se iniciou em janeiro. E agora eu acredito que haja mais fundamentos, a taxa de juros está caindo, tem uma entrada de recursos com o FGTS, a inflação caiu. Então há essa recuperação de uma forma mais consistente.”

LOC.: Aloísio avalia ainda que, apesar de o resultado ter sido positivo, com as incertezas do cenário atual da política brasileira, os próximos índices podem, ou não, favorecer a retomada da economia nacional.

TEC./SONORA: Aloisio Campelo Jr, superintendente de Estatísticas Públicas da FGV

“Isso aí pode afetar o aumento de incerteza, porque você não sabe se a política econômica vai para um lado ou vai para o outro. Então termina que isso acaba afetando a confiança, principalmente as expectativas em relação ao futuro próximo. Isso pode acontecer em junho. E esse impacto negativo termina impactando também o ritmo de recuperação da economia.”

LOC.: Para analisar o Índice de Confiança EmpresArial, foram coletados dados de 4 mil 932 empresas de diferentes segmentos. As informações foram apuradas entre 2 e 25 de maio.

Reportagem, Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.