ECONOMIA: Indicador "prévia" do PIB tem queda de 0,09% em julho, de acordo com Banco Central

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Índice de Atividade Econômica do Banco Central, IBC-Br, teve queda de 0,09 por cento em julho na comparação com o mês anterior. O resultado foi calculado com ajuste sazonal, que é uma espécie de "compensação", para poder comparar períodos diferentes. Na comparação com julho de 2015, o indicador registrou retração de 5,2 por cento. Em 12 meses, o IBC-Br já acumula queda de 5,65 por cento.
 
O indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto brasileiro, que mede todas as riquezas produzidas pelo país. O IBC-Br é divulgado todos os meses pelo Banco Central, enquanto o PIB é divulgado a cada três meses pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Por isso, o IBC-Br serve como uma base para que investidores e empresas adotem medidas em curto prazo.
 
O indicador do Banco Central leva em consideração a produção estimada para a agropecuária, a indústria e os serviços, mais os impostos sobre os produtos. As variáveis são vistas como indicadores importantes para o desempenho dos três setores da economia.
 
Reportagem, Bruna Goularte
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.