ECONOMIA: Governo adia novamente o anúncio de metas fiscais

Não foi definida nova data para pronunciamento

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

O Governo Federal adiou mais uma vez o anúncio da nova meta fiscal para 2017 e 2018. Ainda há divergência em relação ao valor do rombo nas contas públicas, que podem ficar entre 159 e 170 bilhões de reais.

Os altos números se devem à falta de arrecadação do Governo, já que a economia ainda se recupera de um período de recessão. O Governo tentou reduzir os gastos com aumento de impostos e bloqueio de quase seis bilhões de reais.

A previsão é de que aeroportos sejam privatizados. Com isso, o Governo espera somar 20 bilhões de reais para reduzir o déficit. Na lista, está o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos mais movimentados do País. A licitação ainda incluiria blocos dos aeroportos de Santos Dumont, no Rio, e os de Cuiabá e de Recife, além de uma relicitação do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Outra medida seria a de reduzir o teto remuneratório para servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário para 33.763 reais, já incluídos neste valor indenizações, vantagens ou gratificações. Com a medida, a previsão de economia para 2018 seria de 725 milhões de reais.

De Brasília, Jalila Arabi.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.