ECONOMIA: Empresas que prometem limpar o nome não resolvem o problema em 60% dos casos, mostra pesquisa

Os especialistas do SPC Brasil alertam que não existe a possibilidade de um devedor retirar o seu nome do cadastro de inadimplentes sem que a dívida seja paga ou renegociada com o credor e que para isso, não há obrigação de pagamento de taxas, como cobram alguns intermediários.

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Um levantamento feito com brasileiros inadimplentes e pessoas que estiveram nesta situação em algum momento nos últimos 12 meses, aponta que em 60% dos casos, quem contratou uma empresa como intermediária para ter o nome limpo não conseguiu ter o problema resolvido.

A pesquisa foi feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. De acordo com educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, não existe a possibilidade de um devedor retirar o seu nome do cadastro de inadimplentes sem que a dívida seja paga. O educador financeiro explica qual é a forma mais eficaz de resolver essa situação.  

TEC./SONORA: José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.

“Quem tira o nome da lista de negativados é o credor. Então é por isto que nós insistimos que não é necessário que exista um intermediário nesta operação. A dica é: entrar em contato com o credor, ver qual e a melhor forma de que isto possa ser renegociado. Caso você vá fazer alguma coisa que envolva um contrato, leia atentamente este contrato, ninguém é obrigado a assinar na hora. Exija, inclusive, uma prestação de contas, o que está sendo feito. É a melhor solução.”

LOC.: Segundo o superintendente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e doutor em economia, Everton Correia, infelizmente, algumas pessoas se aproveitam de um momento de fragilidade do consumidor e fazem promessas impossíveis, como retirar o nome da lista de negativados sem ter que pagar pela dívida que está atrasada. Éverton Correia lembra, porém, que isso não existe. A melhor solução para sair da inadimplência é se planejar e pagar a dívida o quanto antes.

TEC./SONORA: Éverton Correia, superintendente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e doutor em economia.

“A pessoa que está em um momento de instabilidade por conta da questão da inadimplência ou de uma falta de uma melhor administração de suas finanças, ela começa a recorrer a uma série de soluções alternativas e aí ela busca nestes consultores, que muitas vezes anunciam pela internet, anunciam nos jornais, a solução para o problema delas e não tem uma solução alternativa. A solução alternativa é simplesmente você fazer o pagamento que precisa ser feito. A partir daí o nome dela em três a cinco dias úteis vai sair da lista.”

LOC.: A pesquisa entrevistou 602 consumidores residentes em todas as regiões brasileiras, com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos.

Reportagem, Cintia Moreira

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.