ECONOMIA: Dia do Economista é comemorado neste domingo (13)

A profissão foi regulamentada no dia 13 de agosto de 1951 

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

O Dia do Economista é comemorado no dia 13 de agosto aqui no Brasil, pelo fato de a profissão ter sido regulamentada nesta data, em 1951, pelo presidente Getúlio Vargas. Nesse período era urgente a necessidade de se ter mais planejamento para que se pudesse atingir o crescimento e o desenvolvimento do país. De acordo com o vice-presidente do Conselho Federal de Economia, Nei Cardim, no início, a profissão se restringia a ações do poder público. Mas isso mudou conforme a importância do economista foi sendo reconhecida em outros setores.

"A economia, no entanto, tomou um impulso significativo a partir da década de 70, quando algumas inovações sob o ponto de vista da própria ciência começaram a surgir novos segmentos, como por exemplo economia ambiental, economia mineral, economia dos transportes, e aí a economia atingiu uma importância fundamental não apenas no setor público, mas também agora no setor privado."

Nei Cardim conta que uma das maiores dificuldades é conseguir conciliar a economia com a política do Brasil. De acordo com o economista, esse é um dos grandes desafios enfrentados no dia-a-dia da profissão.

"Um exemplo prático que nós podemos dar é a crise política que o Brasil atravessa. Ela representa para a economia como um todo um certo grau de incerteza. Nós não sabemos, na verdade, qual o preço da gasolina amanhã, se a inflação vai continuar se comportando da mesma forma, porque cada fato político isolado tem uma repercussão direta na economia."

No Brasil, existem cerca de 230 mil economistas. A pessoa que desejar atuar na área tem que ter concluído o curso de ensino superior em economia para entrar no mercado de trabalho.     

Reportagem, Cintia Moreira.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.