ECONOMIA: Desemprego é responsável por queda da Poupança, acredita especialista

De acordo com BC, no primeiro semestre do ano Caderneta de Poupança registrou R$ 6 bilhões em déficit. Aumento de tributos e queda na renda obrigaram o trabalhador brasileiro a sacar dinheiro da poupança

 

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Durante a queda livre da economia no Brasil, o Banco Central registrou que a população, nos últimos seis meses, retirou aproximadamente 950 bilhões de Reais da Caderneta de Poupança. O número representa a pior retirada da história da caderneta. Somente em junho, os brasileiros retiraram seis bilhões a mais do que depositaram na poupança. O desemprego, a queda da renda e o aumento na tributação contribuíram para a retirada de dinheiro histórica da poupança, como explica o especialista em Economia da Universidade de Brasília, José Matias Pereira.
 
SONORA: José Matias Pereira, especialista em Economia da UnB
 
“Uma das explicações é porque hoje nós temos um cenário na economia extremamente inquietante, porque o trabalhador não só está caminhando por um número crescente de desemprego, você tem queda na renda e ao lado disso você tem uma situação que decorre do aumento da tributação. E isso foi agravando a vida do trabalhador, das famílias e que leva efetivamente a essa retirada de recursos da poupança.”
 
REPÓRTER: A retirada histórica da Caderneta de Poupança já está gerando prejuízos para a economia do país. O mercado imobiliário, por exemplo, utiliza dinheiro da poupança para financiar moradias. Para o especialista em Economia, José Matias Pereira, as construções de novas moradias devem diminuir por falta de dinheiro para investimentos.
 
SONORA: José Matias Pereira, especialista em Economia da UnB
 
“Esse é um cenário que faz com que também o setor imobiliário sofra pelo fato de ter menos recursos para fazer investimentos, para produzir habitações. E do outro lado, uma população de consumidores que estão desconfiados, esperando para tomar uma decisão mais séria e mais cara, em um momento um pouco mais adiante quando o cenário estiver um pouco melhor do que este que estamos vivendo neste momento.”
 
REPÓRTER: Nos últimos 12 meses, a Caderneta de Poupança rendeu sete e meio por cento. O número está abaixo da expectativa da inflação para 2015 que é de nove por cento, de acordo com última previsão do Banco Central.
 
Reportagem, Sara Rodrigues

Receba nossos conteúdos em primeira mão.