ECONOMIA: Com pior resultado desde 2002, poupança perde para inflação

Descontada a inflação, a poupança perdeu 2,28 por cento de poder aquisitivo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTAGEM: A caderneta de poupança, em 2015, teve o segundo pior desempenho desde a criação do plano real em 1994. Quem investiu na aplicação no ano passado, perdeu dinheiro. A poupança, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE, rendeu 8,15 por cento no ano, e não alcançou a inflação do período, de 10,67 por cento.
Dessa forma, descontada a inflação, a poupança perdeu 2,28 por cento de poder aquisitivo. Esse é o pior resultado desde 2002, quando a perda foi de 2,9 por cento.
Desde década de oitenta, a aplicação perdeu para a inflação outras cinco vezes. O pior ano para a poupança foi em 1990, quando a perda de poder aquisitivo foi de 22,44 por cento.
Por causa do baixo rendimento da aplicação, a retirada de recursos da caderneta no ano passado superou 53 bilhões de Reais. Com as taxas de juros em alta, a remuneração de investimentos como fundos de renda fixa e tesouro direto cresce.  Quem tem dinheiro guardado e pensa em investir, tem deixado a poupança de lado, e buscado um retorno maior em outros fundos.

 

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.