DOURADOS (MS): Dengue, Zika e Chikungunya ainda causam preocupação na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Dourados está classificado como município de alta incidência em relação à Dengue. Os números explicam: foram mais de quatro mil e 700 casos suspeitos da doença este ano. Fora estes, há ainda 25 casos suspeitos de Chikungunya e oito casos de Zika confirmados na cidade. A enfermeira Tânia Viscardi, 38 anos, foi um desses casos confirmados com Zika. Tânia é moradora de Isidro Pedroso e foi infectada em agosto. Ela conta o que sentiu durante o período. 

 

TEC/SONORA: Tânia Viscardi, Enfermeira

“Eu fiquei toda avermelhada, não tive febre, pouquíssima dor nas pernas. Só tive nas pernas, não tive em outras articulações. Só aquela dor ‘cansada’ nas pernas mesmo, no primeiro dia só também. E durou em média quatro dias a coceira.”

 

LOC: Para reduzir os números das doenças e da infecção pelo vírus, a Secretaria Municipal de Saúde colocou cerca de 300 agentes visitando as casas dos moradores de Dourados e também outros imóveis. Os agentes vistoriam os lugares para ver se existem focos do mosquito e para ensinar às pessoas como impedir que o inseto se reproduza. A coordenadora do Centro de Zoonoses de Dourados, Rosana Alexandre da Silva, conta que a desconfiança dos moradores com os agentes no começo da campanha atrapalhou o combate ao mosquito. Ela relembra a importância de permitir o trabalho dos agentes de saúde e endemias. 

 

TEC/SONORA: Rosana Alexandre da Silva, Coordenadora do Centro de Zoonoses de Dourados

 

“A gente espera que a população atenda o nosso chamamento via visita domiciliar do agente, via notificações, porque esse vetor [mosquito] pode causar três doenças.”

 

LOC: Para denunciar a existência de focos do mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika, você pode ligar para a Zoonoses no telefone 3411-7753. Lembre-se de que essas doenças e o vírus deixam as pessoas de cama, sem condições de fazer absolutamente nada. Outras informações podem ser obtidas em saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.