DIABETES: diagnósticos da doença crescem 61%, em dez anos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Um dos dados mais alarmantes da pesquisa Vigitel 2016 é o aumento de 61% nos casos de diabetes na última década. O salto foi de 5,5 para 8,9%. E grande parte dos diagnósticos são em mulheres e pessoas com baixa escolaridade. A revendedora Thaís Sousa, por exemplo, é diabética e conta como é controlar e conviver com a doença.

SONORA: Thaís Sousa, revendedora.

“Quando eu descobri a diabetes eu tinha 11 anos de idade. Foi uma surpresa pra mim, porque eu não nem conhecia a palavra diabetes. Ai depois eu fui aprimorando, buscando conhecimentos e tratamento. Mas foi difícil, porque uma criança deixar de ingerir doces de uma hora pra outra é muito difícil e o psicológico para quem tem diabetes é complicado. Mas hoje em dia, eu estou bem adaptada e acostumada e sei conviver bem com a diabetes”.

REPÓRTER: A entrega de medicamentos para tratar a diabetes está sendo ampliada pelo governo federal. Nos últimos 10 anos, o número de diabéticos que retiram gratuitamente remédios na Farmácia Popular passou de 186 mil para 6 milhões e 600 mil. Além disso, 88% das Unidades Básicas de Saúde também entregam medicamentos antidiabéticos. A Thaís é uma das beneficiadas.

SONORA: Thaís Sousa, revendedora.

“Se seguir as normas do SUS eu consigo sim pegar os insumos, que são a insulina e fitas para a glicemia”.

REPÓRTER: A entrega de medicamentos e outras ações do Ministério da Saúde ajudaram a reduzir em 2,6% o número de mortes precoces entre adultos por causa de doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Erika Braz.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.