DENGUE: Levantamento do Ministério da Saúde aponta que 340 municípios estão em situação de risco

340 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue e chikungunya. É o que aponta o LIRAa, Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti, divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde. Participaram do levantamento 1.844 cidades, entre janeiro e fevereiro deste ano. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o LIRAa é um instrumento fundamental para orientar as ações de controle dessas doenças.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem


 
REPÓRTER: 340 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue e chikungunya. É o que aponta o LIRAa, Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti, divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde. Participaram do levantamento 1.844 cidades, entre janeiro e fevereiro deste ano. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o LIRAa é um instrumento fundamental para orientar as ações de controle dessas doenças.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro 

 “Porque o LIRAa, ele me dá, região por região da cidade, como está o índice de infestação. Quem conseguiu fazer a prevenção. Que regiões da cidade conseguiram obter bons resultados. E orientar quais são as ações necessárias, adequadas. Se é armazenamento, se é lixo em casa, se é depósitos que acabam acumulando a possibilidade de proliferação dos mosquitos. E os municípios que estão identificados com sinal de alerta, aqueles que estão em situação de risco maior, devem redobrar as ações”.

REPÓRTER: Além de ajudar os gestores a identificar os bairros em que há mais focos de reprodução do mosquito, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti também aponta o perfil desses criadouros. Os focos podem estar em formas de armazenamento de água, em caixa d’água; no lixo que não está sendo manejado adequadamente; e em depósitos domiciliares, como vasos de plantas. Por isso, o ministro da Saúde, Arthur Chioro reforça que combater a dengue e a chikungunya não é apenas função da prefeitura mas sim um dever de toda a sociedade.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

“Essa é a hora de todo mundo trabalhar junto. Mobilizar todos os setores da administração pública, pessoal de manutenção urbana, limpeza urbana. As escolas que podem nos ajudar muito. Os agentes de saúde, profissionais de saúde, mas envolver a comunidade. Envolver os empresários, as donas de casa. Porque 15 minutos que se dedique por semana a dar uma geral na sua casa. Olhar a calha, caixa d’agua, vaso, olhar brinquedo no quintal. Se a gente conseguir eliminar esse criadouro. Se cada um fizer a sua lição de casa, a gente derruba o índice de infestação”.

REPÓRTER: A Região Nordeste concentra a maioria dos municípios com índices de risco de epidemia de dengue e chikungunya. Para saber se o seu município está em situação de risco, acesse o site do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br

Reportagem, Alexandre Penido

Receba nossos conteúdos em primeira mão.